PT
BR
Pesquisar
Definições



ferroviariamente

A forma ferroviariamentepode ser [derivação de ferroviárioferroviário] ou [advérbio].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
ferroviariamenteferroviariamente
( fer·ro·vi·a·ri·a·men·te

fer·ro·vi·a·ri·a·men·te

)


advérbio

De modo ferroviário.

etimologiaOrigem etimológica:ferroviário + -mente.
ferroviárioferroviário
( fer·ro·vi·á·ri·o

fer·ro·vi·á·ri·o

)


adjectivoadjetivo

1. Relativo a caminhos-de-ferro.


nome masculino

2. [Termo ferroviário] [Termo ferroviário] Funcionário dos caminhos-de-ferro.

etimologiaOrigem etimológica:ferrovia + -ário.


Dúvidas linguísticas



Devo escrever ele será analisado no terceiro dia ou ele será analisado ao terceiro dia?
Qualquer das duas frases é possível, visto que quer a preposição em (presente na contracção no) quer a preposição a (presente na contracção ao) se utilizam na expressão de valores temporais (ex.: viaja sempre em Agosto; estava a dois dias do casamento).



O nome das disciplinas escreve-se com maiúsculas?
Apesar de usualmente as disciplinas ou áreas de estudo surgirem grafadas em maiúscula, existe grande flexibilidade na maiusculização em casos como este.

O Acordo Ortográfico de 1945, válido para a norma europeia do português, apenas previa, na sua Base XLIII, a colocação de maiúsculas “nos nomes de ciências, ramos científicos e artes, quando designam disciplinas escolares ou quadros de estudo pedagogicamente organizados: aluno de Medicina; licenciou-se em Direito [...]”.

O Formulário Ortográfico de 1943, válido para a norma brasileira do português, previa, no ponto 6.º da sua Base XVI, o uso de inicial maiúscula "nos nomes que designam artes, ciências ou disciplinas, bem como nos que sintetizam, em sentido elevado, as manifestações do engenho do saber".

O Acordo Ortográfico de 1990, válido para todas as variedades do português, estabelece a opcionalidade de letra minúscula ou maiúscula nestes casos. Com efeito, a alínea g) do ponto 1.º da Base XIX do Acordo de 1990 prevê letra inicial minúscula para "nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas (opcionalmente, também com maiúscula)".