PT
BR
Pesquisar
Definições



exaraste

A forma exarasteé [segunda pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de exararexarar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
exararexarar
|z| |z|
( e·xa·rar

e·xa·rar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Registar por escrito (ex.: exarar um parecer). = REDIGIR

2. Gravar ou inscrever numa superfície. = ABRIR, ENTALHAR, GRAVAR

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: LAVRAR

etimologiaOrigem etimológica:latim exaro, -are, tirar lavrando, escavar, cultivar, escrever na cera.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Na frase "aja como homem e pense como mulher", devo usar aja ou haja de agir? Qual é o correto?
Na frase que menciona, Aja como homem e pense como mulher, o termo correcto é aja, forma verbal (3ª pessoa do singular do imperativo, podendo também ser 1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil]) de agir. É uma forma homófona, i.e., lê-se da mesma maneira mas escreve-se de modo diferente de haja, forma verbal (1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil] e 3ª pessoa do singular do imperativo) de haver. Para as distinguir, talvez seja útil ter presente que pode substituir a forma aja (do verbo agir) por actue – “Aja/actue como um homem e pense como uma mulher” – e a forma haja (do verbo haver) por exista – “Haja/exista paciência!”.



Utilizo com frequência o corrector linguístico, constituindo este uma importante ferramenta de trabalho. Constatei que, ao contrário do que considerava, a palavra pátio tem esta ortografia, e não páteo. Gostaria que me informassem se existiu algum acordo ortográfico recente ou se, pelo contrário, a ortografia actual sempre foi a correcta.
Já no texto da base IX do Acordo Ortográfico de 1945 (e na base V do Acordo Ortográfico de 1990), é referida a forma pátio, pelo que esta é a única forma considerada correcta.

É no entanto algo frequente a utilização da forma páteo, nomeadamente em estabelecimentos comerciais; esta forma pode ser considerada uma grafia mais antiga, de uma altura em que as convenções ortográficas ainda não tinham estabilizado a grafia do português.