Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

exarar

exararexarar | v. tr.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

e·xa·rar |z|e·xa·rar |z|

- ConjugarConjugar

(latim exaro, -are, tirar lavrando, escavar, cultivar, escrever na cera)
verbo transitivo

1. Registar por escrito (ex.: exarar um parecer). = REDIGIR

2. Gravar ou inscrever numa superfície. = ABRIR, ENTALHAR, GRAVAR


SinónimoSinônimo Geral: LAVRAR

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Trata-se de exarar o mais & o mor possíveis..

Em daniel abrunheiro

Resolvido por unanimidade exarar na acta da presente sessão um voto de profundo reconhecimento ao governo e ao...

Em Águas Mornas

» Sejamos claros: O Poço e a Estrada tem o mérito de exarar factos

Em Da Literatura

De que serve a condenação se o espelho se limita a exarar em ata a silhueta do corpo que trago??

Em O felino

...brinquedo novo, sua palavra passou a chegar ao público leigo e não bastava mais exarar conceitos de constitucionalista reputado ou do penalista sofrível

Em Altamiro Borges
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Por vezes somos abordados desta forma: Deseja um café? Sim senhora, trago-lhe já. Sendo eu um indivíduo do sexo masculino, qual é a resposta correcta para esta questão e quais os erros que estão em causa?
As palavras senhor ou senhora são usadas como formas de tratamento de cortesia em relação a alguém a quem nos dirigimos. Assim, devem concordar em género e número com o destinatário da mensagem (ex.: As senhoras desejam chá? [sendo o destinatário feminino plural]; O senhor dá-me licença? [sendo o destinatário masculino singular]).

Na frase em questão na sua dúvida, trata-se de uma resposta dada coloquialmente (ex.: sim, senhora, trago-lhe já; não, senhores, não podem fazer isso), mas que mantém a forma de tratamento e deve obedecer à concordância lógica com o destinatário, pelo que a frase deverá ser, com um destinatário do sexo masculino, Sim, senhor, trago-lhe já.




Existe, na língua portuguesa, a palavra infologia? Em caso afirmativo,com que significado? E onde poderei encontrar referências a tal palavra?
A palavra infologia não se encontra registada em nenhum dicionário de língua portuguesa por nós consultado. No entanto, pesquisas em motores de busca da Internet revelam dois tipos de ocorrências desta palavra em páginas portuguesas: ocorrências como nome de um programa informático de uma empresa de software (ex.: Possui sólidos conhecimentos de Informática, nomeadamente de Access, Excel, e Infologia) e ocorrências como disciplina dos currículos escolares de vários institutos (ex.: No segundo semestre vou leccionar Infologia no curso de Administração e Marketing). Este último tipo de ocorrências não é suficientemente esclarecedor, mas aponta para a presença do neologismo infologia, formado a partir de info- (elemento que exprime a noção de informação) + -logia (elemento que exprime a noção de estudo). Para mais esclarecimentos sobre esta palavra, sugerimos o contacto com algum instituto de formação (por exemplo, o Instituto Politécnico de Leiria) que inclua a cadeira de infologia nos seus currículos.
pub

Palavra do dia

i·rí·di·o i·rí·di·o


(latim científico iridium, do latim iris, iridis, do grego íris, íridos, mensageiro dos deuses, arco-íris)
nome masculino

[Química]   [Química]  Elemento químico (símbolo: Ir), de número atómico 77, metal friável que se encontra em certos minérios da platina.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/exarar [consultado em 10-08-2022]