PT
BR
Pesquisar
Definições



ex-vampiro

A forma ex-vampiropode ser [masculino singular de vampirovampiro] ou [primeira pessoa singular do presente do indicativo de vampirarvampirar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
vampirarvampirar
( vam·pi·rar

vam·pi·rar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Explorar ou extorquir a riqueza ou a energia de alguém.


verbo pronominal

2. Perder a força ou a vitalidade, pela prática de actos prejudiciais a si próprio.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: VAMPIRIZAR

etimologiaOrigem etimológica:vampiro + -ar.
vampirovampiro
( vam·pi·ro

vam·pi·ro

)


nome masculino

1. Personagem da crença popular que, estando morta, sai à noite das sepulturas para sugar o sangue dos vivos.

2. [Figurado] [Figurado] Pessoa muito ávida que procura enriquecer à custa alheia. = EXPLORADOR

3. [Zoologia] [Zoologia] Designação vulgar de algumas espécies de morcegos que se alimentam de sangue através de um par de incisivos superiores grandes, que usam para fazer incisões em aves e mamíferos. = MORCEGO-VAMPIRO

vistoFeminino: vampira ou vampiresa.
iconFeminino: vampira ou vampiresa.

Auxiliares de tradução

Traduzir "ex-vampiro" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre o uso do acento grave (chamamos de crase aqui no Brasil). Um amigo me disse que pode-se escrever à favor, alegando que é opcional o uso da crase em locuções adverbiais. Ele está correto?
A crase à é uma contracção da preposição a com o artigo definido feminino a. Para haver o uso desta crase, é necessário que haja um substantivo feminino a seguir que justifique o uso do artigo definido feminino (ex.: estava à frente = estava a[PREP]+a[ART] frente; foi à caça = foi a[PREP]+a[ART] caça). Não poderá usar a crase numa expressão como a favor, pois favor é um substantivo masculino e nunca poderia ser antecedido do artigo definido feminino a. Em alguns casos poderá haver uso de crase antes de substantivos masculinos, mas apenas em situações muito específicas, em que se pode subentender locuções como moda de ou maneira de (ex.: coelho à [maneira do] caçador).
Sobre este assunto, poderá também consultar outras respostas em regência verbal e nominal, graças a deus e crase em intervalo temporal.




Tenho dúvidas como se escreve: a gerente administrativa ou a gerente administrativo. Qual a forma correta?
A palavra gerente é invariável em género, mas os adjectivos e determinantes que a modificam devem flexionar tendo em conta o sexo da pessoa a que se referem. Assim, deverá escrever o gerente administrativo e a gerente administrativa.