Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

estaleiro

estaleiroestaleiro | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

es·ta·lei·ro es·ta·lei·ro


(francês antigo astelier, pilha de madeira, francês atelier, oficina)
nome masculino

1. Lugar onde se constroem ou reparam navios.

2. Armação sobre que assenta o navio que está a ser construído ou reparado.

3. Armação sobre que assenta a pedra que o escultor utiliza para as suas obras.

4. [Portugal]   [Portugal]  Conjunto de espaços e instalações junto a uma construção ou obra, onde há serviços de apoio à obra e aos trabalhadores. (Equivalente no português do Brasil: canteiro.)

5. [Brasil: Nordeste]   [Brasil: Nordeste]  Leito de paus sobre forquilhas em que se põe a secar milho, carne, etc.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "estaleiro" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

pelo estaleiro belga que o construiu..

Em navios e navegadores

A construção começa em 14 de junho de 1952 no estaleiro da General Eletric em Connecticut..

Em Vida Global

Os navios de cruzeiros Azamara Journey e Azamara Pursuit estão em estaleiro Navantia, na cidade de Cadiz, em Espanha na sua fase final de trabalhos de...

Em Sergio@Cruises

...Este currículo permitiu que a Carnival dependesse totalmente da Navantia para projetos maiores no estaleiro de Cádiz..

Em Sergio@Cruises

de estarmos perante um estaleiro da História ("História em obras") e junto às informações que já lá

Em Dedos de Conversa
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Como dizer correctamente: ...a área que mais lhe fascina ou ... a área que mais a fascina?
O verbo fascinar é tradicionalmente registado nos dicionários como transitivo directo, isto é, como um verbo que selecciona um complemento nominal obrigatório que não é introduzido por uma preposição (ex.: esta área fascinou o aluno), não sendo consideradas aceitáveis construções com um complemento indirecto, isto é, um complemento nominal obrigatório introduzido por uma preposição (ex.: *esta área fascinou ao aluno; o asterisco indica agramaticalidade). Quando há pronominalização dos complementos de terceira pessoa, o complemento directo corresponde aos pronomes pessoais o, a os, as e o complemento indirecto aos pronomes pessoais lhe, lhes. Assim, relativamente aos exemplos acima referidos, a pronominalização do complemento directo da frase esta área fascinou o aluno deve ser feita com o pronome o (esta área fascinou-o), pois trata-se de um complemento directo, e não com o pronome lhe (*esta área fascinou-lhe).

Em relação às frases apontadas na dúvida colocada, o caso é o mesmo. Deverá ser usada a construção a área que mais a fascina (equivalente a a área que mais fascina alguém) e não a construção *a área que mais lhe fascina (equivalente a *a área que mais fascina a alguém).




Utilizo com frequência o corrector linguístico, constituindo este uma importante ferramenta de trabalho. Constatei que, ao contrário do que considerava, a palavra pátio tem esta ortografia, e não páteo. Gostaria que me informassem se existiu algum acordo ortográfico recente ou se, pelo contrário, a ortografia actual sempre foi a correcta.
Já no texto da base IX do Acordo Ortográfico de 1945 (e na base V do Acordo Ortográfico de 1990), é referida a forma pátio, pelo que esta é a única forma considerada correcta.

É no entanto algo frequente a utilização da forma páteo, nomeadamente em estabelecimentos comerciais; esta forma pode ser considerada uma grafia mais antiga, de uma altura em que as convenções ortográficas ainda não tinham estabilizado a grafia do português.

pub

Palavra do dia

o·ven·çal o·ven·çal


(ovença + -al)
nome masculino

1. [Antigo]   [Antigo]  Pessoa encarregada de uma despensa. = DESPENSEIRO, ECÓNOMO

2. [Antigo]   [Antigo]  Cobrador de rendas.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/estaleiro [consultado em 19-10-2021]