PT
BR
Pesquisar
Definições



estaleiro

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
estaleiroestaleiro
( es·ta·lei·ro

es·ta·lei·ro

)
Imagem

PortugalPortugal

ConstruçãoConstrução

Local onde se realizam trabalhos de construção e onde se reúnem serviços provisórios de apoio à obra e aos trabalhadores, como alojamento, depósito de materiais, oficina, etc. (ex.: estaleiro de obras; ruptura de água localizada na zona do estaleiro da auto-estrada). [Equivalente no português do Brasil: canteiro.]


nome masculino

1. [Construção naval] [Construção naval] Lugar onde se constroem ou reparam embarcações (ex.: trabalha como soldador num estaleiro naval).

2. [Construção naval] [Construção naval] Armação sobre que assenta o navio que está a ser construído ou reparado.

3. [Portugal] [Portugal] [Construção] [Construção] Local onde se realizam trabalhos de construção e onde se reúnem serviços provisórios de apoio à obra e aos trabalhadores, como alojamento, depósito de materiais, oficina, etc. (ex.: estaleiro de obras; ruptura de água localizada na zona do estaleiro da auto-estrada). [Equivalente no português do Brasil: canteiro.]Imagem

4. [Escultura] [Escultura] Armação sobre que assenta a pedra que o escultor utiliza para as suas obras.

5. [Brasil: Nordeste] [Brasil: Nordeste] Leito de paus sobre forquilhas em que se põe a secar milho, carne, etc.

etimologiaOrigem etimológica: francês antigo astelier, pilha de madeira, hoje francês atelier, oficina.
estaleiro

Auxiliares de tradução

Traduzir "estaleiro" para: Espanhol Francês Inglês

Palavras vizinhas



Dúvidas linguísticas


Na frase por defeito é esta a directoria, gostava de saber se o termo por defeito pode ou não ser utilizado. Fui corrigido por alguém que diz que o termo correcto é por omissão.


Em reconhecimento ao serviço público e gratuito de qualidade que vocês prestam, estou reportando um erro encontrado no vosso serviço de conjugação. No Subjuntivo, vocês têm "que eu fosse/que tu fosses..." e "se eu for/se tu fores...", quando o correto, visto noutro conjugador, é "se eu fosse/se tu fosses..." e "quando eu for/quando tu fores...".