PT
BR
Pesquisar
Definições



espiraizinhas

A forma espiraizinhasé [derivação feminino plural de espiralespiral].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
espiralespiral
( es·pi·ral

es·pi·ral

)


nome feminino

1. Linha curva que, sem se fechar, vai dando voltas em torno de um ponto, afastando-se dele de forma progressiva e regular.

2. Mola de aço no centro do volante do relógio que serve para lhe regular o andamento. = CABELO

3. Processo que não se consegue parar facilmente (ex.: espiral de violência).


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

4. Em forma de espiral (ex.: linha espiral). = ESPIRALADO


em espiral

Que vai dando voltas.

etimologiaOrigem etimológica:espira + -al.


Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber se o correto é às vezes ou as vezes. O as é com crase ou sem?
Sem um contexto específico não é possível determinar qual a expressão correcta. Se pretender utilizar uma locução que indica "em algumas ocasiões", deverá utilizar às vezes, expressão sinónima de por vezes ou algumas vezes (ex.: às vezes, perco a paciência). Se pretender referir apenas "os momentos, as ocasiões", deverá utilizar a expressão as vezes (ex.: são poucas as vezes em que perco a paciência).



Qual é a expressão correta a ser usada na frase abaixo?
Ele não tinha ______________ com o crime.
1) nada a ver 2) nada há haver 3) nada a haver
A locução ter a ver com significa "ter relação com" (ex.: essa questão tem a ver com outro assunto) e a locução verbal ter a haver significa "obter, receber" (ex.: Eles têm a haver uma fortuna com a herança), apesar de não ser muito usual.

Assim, quer a frase Ele não tinha nada a ver com o crime (parafraseável por Ele não tinha relação com o crime) quer a frase Ele não tinha nada a haver com o crime (parafraseável por Ele não tinha nada a receber com o crime) estão correctas, sendo a primeira hipótese a mais provável como resposta para a dúvida que nos colocou, dado que a locução ter a ver com suscita frequentemente dúvidas aos falantes do português devido à semelhança fonética com ter a haver.

O FLiP (http://www.flip.pt) inclui um corrector sintáctico que detecta, entre muitos outros, erros na construção de locuções, sendo de grande utilidade na resolução de dúvidas como a que nos expôs.