Significado de enlourava-no-lo

    A forma enlourava-no-lopode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de enlourarenlourar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de enlourarenlourar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    enlourarenlourar
    ( en·lou·rar

    en·lou·rar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Ornar de louros; coroar de louro.

    2. Alourar.

    3. [Figurado] [Figurado] Vitoriar.

    = SinónimoSinônimo geral: ENLOIRAR

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    enloirar | v. tr.

    O mesmo que enlourar....


    enlourar | v. tr.

    Ornar de louros; coroar de louro....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "enlourava-no-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      A minha dúvida reside no plural de corrimão. Andei a investigar e encontrei tanto corrimãos como corrimões como formas correctas. Queria saber se realmente é assim, e se alguma delas é mais correcta e a outra foi mais vulgarizada pelo povo.


      Este bar não tem serviço de mesas. Os utentes que as utilizar devem deixá-las limpas como gostariam de as encontrar.
      Nesta frase as utilizar está bem empregue ou devo escrever as utilizarem? Acho que utilizarem não soa muito bem. Além disso, obrigaria também a escrever as encontrarem, o que soaria ainda pior.