PT
BR
Pesquisar
Definições



endurecidos

A forma endurecidospode ser [masculino plural de endurecidoendurecido] ou [masculino plural particípio passado de endurecerendurecer].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
endurecerendurecer
|cê| |cê|
( en·du·re·cer

en·du·re·cer

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo, intransitivo e pronominal

1. Tornar duro. = ENRIJAR

2. Calejar.

3. Fortalecer.

4. Tornar cruel, insensível.

5. Habituar às fadigas, ao trabalho.


verbo pronominal

6. Obstinar-se.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: ENDURAR, ENDURENTAR

etimologiaOrigem etimológica:latim induresco, -ere.

endurecidoendurecido
( en·du·re·ci·do

en·du·re·ci·do

)


adjectivoadjetivo

1. Que endureceu ou que se endureceu.

2. Que se tornou mais forte ou mais duro.

3. Que se tornou mais insensível ou menos fácil de comover.

etimologiaOrigem etimológica:particípio de endurecer.

endurecidosendurecidos

Auxiliares de tradução

Traduzir "endurecidos" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Tenho sempre uma dúvida: utiliza-se crase antes de pronomes demonstrativos como esse, essa, esta, este?
A crase é a contracção de duas vogais iguais, sendo à (contracção da preposição a com o artigo definido a) a crase mais frequente. Para que se justifique esta crase é necessário que haja um contexto em que estejam presentes a preposição a e o artigo a (ex.: A [artigo] menina estava em casa; Entregou uma carta a [preposição] uma menina; Entregou uma carta à [preposição + artigo] menina). Ora, os pronomes demonstrativos não coocorrem com preposições (ex.: Esta menina estava em casa; *A [artigo] esta menina estava em casa; Entregou a carta a [preposição] esta menina; *Entregou a carta à [preposição + artigo] esta menina; o asterisco indica agramaticalidade), pelo que não poderá haver crase antes de artigos demonstrativos, mas apenas a ocorrência da preposição, quando o contexto o justifique.

Além do que foi dito acima, é de referir que pode haver crase com um artigo demonstrativo começado por a- (ex.: Não prestou atenção àquilo [preposição a + pronome demonstrativo aquilo]), mas trata-se da contracção da preposição a com a primeira vogal do pronome demonstrativo (ex.: àquele, àqueloutro, àquilo).




Gostaria de saber se existe hífen nas seguintes palavras: área-meio, procuradoria-geral, coordenação-geral, coordenador-geral, procurador-geral-adjunto?
À excepção de procuradoria-geral, nenhuma das outras palavras que menciona tem registo nos dicionários de língua portuguesa por nós consultados. No entanto, o adjectivo geral liga-se com frequência por hífen ao substantivo quando este designa cargo ou organismo. A formação de palavras pela hifenização de dois substantivos, como é o caso de área-meio, também é frequente. Neste caso, o substantivo meio funciona como determinante do substantivo área.