PT
BR
Pesquisar
Definições



encurralada

A forma encurraladapode ser [feminino singular de encurraladoencurralado] ou [feminino singular particípio passado de encurralarencurralar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
encurralarencurralar
( en·cur·ra·lar

en·cur·ra·lar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Meter em curral.

2. Encantoar em local sem saída. = ACUAR

3. Encerrar-se, refugiar-se.

encurraladoencurralado
( en·cur·ra·la·do

en·cur·ra·la·do

)


adjectivoadjetivo

1. Metido em curral.

2. [Por extensão] [Por extensão] Acantoado; preso.

Auxiliares de tradução

Traduzir "encurralada" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Ao utilizar a locução "bem como" num período longo, a vírgula virá antes ou depois da locução? Ela dá a idéia de uma pausa sonora no período?
De acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, e com a Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara, a vírgula usa-se, entre muitas outras situações, para separar orações coordenadas, como as que são introduzidas pela locução conjuntiva bem como (ex.: comprou uma saia e um casaco, bem como uns sapatos para o casamento), empregando-se antes da conjunção ou da locução conjuntiva no caso de estas apenas poderem ser usadas no início da oração, como acontece com a locução bem como.



Como se classifica gramaticalmente a forma levemo-lo?
Gramaticalmente, levemo-lo corresponde a uma forma do verbo levar na primeira pessoa do plural do imperativo (ex.: amigos, levemos isto daqui já), seguido do pronome átono o, que assume a forma -lo por estar a seguir a uma forma verbal terminada num -s (que desaparece: levemos + o = levemo-lo).

A forma levemos, isoladamente, poderá corresponder também ao presente do conjuntivo (ex.: é preciso que levemos isto daqui), mas, como tem o pronome átono em posição enclítica (depois do verbo), não corresponde a esse tempo, pois o presente do conjuntivo é normalmente antecedido da conjunção que, com propriedades de atracção do pronome átono (ex.: é preciso que o levemos daqui), não sendo considerada gramatical uma construção proclítica nesse caso (ex.: *é preciso que levemo-lo daqui).