Significado de encorparam-no-lo

    A forma encorparam-no-lopode ser [terceira pessoa plural do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de encorparencorpar] ou [terceira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de encorparencorpar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    encorparencorpar
    ( en·cor·par

    en·cor·par

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Dar mais corpo ou grossura a.

    verbo intransitivo e pronominal

    2. Tomar corpo, engrossar.

    3. Engordar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    consistente | adj. 2 g.

    Que tem certa consistência....


    Diz-se do tecido ou pano encorpado ou forte....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "encorparam-no-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase "o cão rosnou "entre dentes", escreve-se "entre dentes" ou "entredentes" ou "entre-dentes"? No dicionário da Porto Editora encontrei "entredente" a referir-se a engrenagens dentadas. De resto parece-me que a opção correcta é "entre dentes".


      Consultei o dicionário e a área de dúvidas, mas não encontrei a resposta ao que pretendo esclarecer. A minha questão é em relação à expressão tá-se ou tásse. Suponho que esta expressão venha do verbo estar, mas desconheço o tempo verbal ou regra utilizada para chegar à expressão final. Se a forma correcta for tásse, então porque é que se diz dá-se ou vá-se?