Significado de encordoa-se-ta

    A forma encordoa-se-tapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de encordoarencordoar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de encordoarencordoar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    encordoarencordoar
    ( en·cor·do·ar

    en·cor·do·ar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Pôr cordas a.

    verbo intransitivo

    2. Zangar-se, enfiar.

    3. Encavacar.

    4. [Brasil] [Brasil] Caminhar em fila (falando-se do gado).

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "encordoa-se-ta" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    acordoar | v. tr.

    Guarnecer de cordas; encordoar....


    encordoar | v. tr. | v. intr.

    Pôr cordas a....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "encordoa-se-ta" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Eu posso usar a palavra amiguíssima? Recebi um texto de um autor desconhecido que contém esta palavra: "Mulheres, personalidades honradíssimas Temos nós, orgulho em tê-las. Mãe, amada, irmã... amiguíssimas Impossível não percebê-las. Desde as meigas, às extremistas, Não há quem possa vencê-las." Coloquialmente é errado falar/escrever esta palavra?


      Venho por este meio pedir-lhe que me esclareça se faz favor, a dúvida seguinte. Qual a frase correcta e porquê (penso que seja a segunda mas ouço muita gente utilizar a primeira): a) Eles hadem ver o que sou capaz de fazer. ou b) Eles hão-de-ver o que sou capaz de fazer.