PT
BR
Pesquisar
Definições



enchouriçaram

A forma enchouriçarampode ser [terceira pessoa plural do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de enchouriçarenchouriçar] ou [terceira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de enchouriçarenchouriçar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
enchouriçarenchouriçar
( en·chou·ri·çar

en·chou·ri·çar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Dar ou tomar a forma de chouriço a.

2. Tonar ou ficar grosso ou inchado. = ENGROSSAR

3. Deixar ou ficar zangado ou amuado.

4. Vestir peças de roupa, umas por cima das outras.


verbo transitivo

5. Encher chouriços, alheiras ou outros enchidos.


verbo pronominal

6. Ficar com o lombo arqueado e o pêlo levantado, para se defender ou atacar (ex.: os gatos enchouriçaram-se). = ENCRESPAR-SE, ERIÇAR-SE, OURIÇAR-SE

7. Encher-se de vaidade ou de orgulho. = ENFATUAR-SE, ENVAIDECER-SE

8. Engrilar-se.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: ENCHOIRIÇAR

etimologiaOrigem etimológica:en- + chouriço + -ar.

enchouriçaramenchouriçaram


Dúvidas linguísticas



Seríssimo ou seriíssimo?
Ambas as formas seríssimo e seriíssimo podem ser consideradas correctas como superlativo absoluto sintético do adjectivo sério.

O superlativo absoluto sintético simples, isto é, o grau do adjectivo que exprime, através de uma só palavra, o elevado grau de determinado atributo, forma-se pela junção do sufixo -íssimo ao adjectivo (ex.: altíssimo).

No caso de grande número de adjectivos terminados em -eio e em -io, a forma gerada apresenta geralmente dois ii, um pertencente ao adjectivo, o outro ao sufixo (ex.: cheiíssimo, feiíssimo, maciíssimo, vadiíssimo).

Há alguns adjectivos, porém, como sério, que podem gerar duas formas de superlativo absoluto sintético: seriíssimo ou seríssimo. No entanto, como é referido por Celso Cunha e Lindley Cintra na sua Nova Gramática do Português Contemporâneo (Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998, p. 260), parece haver uma maior aceitação das formas com apenas um i: “Em lugar das formas superlativas seriíssimo, necessariíssimo e outras semelhantes, a língua actual prefere seríssimo, necessaríssimo, com um só i”. O mesmo sucede com necessário, ordinário, precário ou sumário, por exemplo.




Gostaria de saber se abasurdido ou abazurdido existem na língua portuguesa. Já as vi escritas e já as ouvi, mas em vários dicionários nada encontro. Verifico que estão sempre num contexto em que significam atónito, espantado, etc.
O adjectivo abasurdido não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, apesar de ter bastantes ocorrências em corpora e motores de pesquisa da Internet, com o significado de “espantado, surpreendido” (ex.: ela ficou abasurdida com a notícia; o comentário deixou-o abasurdido). É provável que a sua origem esteja no francês abasourdi, que significa “atordoado por um grande barulho” e “atordoado por algo surpreendente”. A grafia com s é preferencial, pelo facto de se manter fiel à grafia do étimo francês.