PT
BR
Pesquisar
Definições



encanitemos

A forma encanitemospode ser [primeira pessoa plural do imperativo de encanitarencanitar] ou [primeira pessoa plural do presente do conjuntivo de encanitarencanitar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
encanitarencanitar
( en·ca·ni·tar

en·ca·ni·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

[Portugal, Informal] [Portugal, Informal] Causar ou sentir enervamento ou irritação (ex.: esse tema encanitou algumas pessoas; o que me encanita é aquela maneira de falar). = ENERVAR, EXASPERAR, IRRITAR

etimologiaOrigem etimológica: origem duvidosa, talvez de en- + canito + -ar.
encanitemosencanitemos

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



É correta a frase há alguns anos atrás? Ou se deve dizer apenas há alguns anos ou alguns anos atrás?
A expressão há alguns anos atrás e outras de estrutura semelhante (ex.: há dois minutos atrás, há três dias atrás), apesar de muito divulgada e de ser considerada aceitável por muitos falantes, é desaconselhada por conter em si uma redundância desnecessária: o verbo haver indica tempo decorrido (ex.: há dois anos que não a vejo; o filme acabou há uns minutos) e o advérbio atrás serve também para indicar tempo passado (ex.: semanas atrás tinha havido o mesmo problema, um minuto atrás disse o contrário). Por este motivo, será aconselhável substituir a expressão há alguns anos atrás por há alguns anos ou por alguns anos atrás.



Estou corrigindo um contrato de engenharia, e me deparei com a palavra refratamento. Eles fazem muito uso desta palavra. Ela existe? Nos dicionários que procurei não encontrei. Será que pode me ajudar?
A palavra refractamento (refratamento no português do Brasil) deriva por sufixação do verbo refractar (refratar no português do Brasil) e, apesar de não se encontrar registada nos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, o seu uso é possível visto que está correctamente formada. A palavra refracção (refração no português do Brasil) é mais comummente usada para indicar o “acto ou efeito de refractar” e encontra-se registada nos dicionários de língua portuguesa, pelo que o seu uso é mais aconselhado.