PT
BR
Pesquisar
Definições



encaixotável

A forma encaixotávelpode ser [derivação masculino e feminino singular de encaixotarencaixotar] ou [adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
encaixotávelencaixotável
( en·cai·xo·tá·vel

en·cai·xo·tá·vel

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

Que se pode encaixotar (ex.: objectos encaixotáveis).

etimologiaOrigem etimológica: encaixotar + -ável.
vistoPlural: encaixotáveis.
iconPlural: encaixotáveis.
encaixotarencaixotar
( en·cai·xo·tar

en·cai·xo·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Meter em caixote ou em caixas.

2. [Gíria] [Gíria] Enterrar.

etimologiaOrigem etimológica: en- + caixote + -ar.
encaixotávelencaixotável


Dúvidas linguísticas



Estou corrigindo um contrato de engenharia, e me deparei com a palavra refratamento. Eles fazem muito uso desta palavra. Ela existe? Nos dicionários que procurei não encontrei. Será que pode me ajudar?
A palavra refractamento (refratamento no português do Brasil) deriva por sufixação do verbo refractar (refratar no português do Brasil) e, apesar de não se encontrar registada nos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, o seu uso é possível visto que está correctamente formada. A palavra refracção (refração no português do Brasil) é mais comummente usada para indicar o “acto ou efeito de refractar” e encontra-se registada nos dicionários de língua portuguesa, pelo que o seu uso é mais aconselhado.



Pode-se utilizar a seguinte forma do particípio passado: tinha sido pago ou tinha pago?
Sobre este assunto, por favor consulte a resposta impresso/imprimido, morto/morrido/matado.

Acrescente-se ao que é dito nessa resposta que no exemplo tinha sido pago está presente a forma da 3.ª pessoa do singular da voz passiva do verbo pagar no mais-que-perfeito composto do indicativo (ex.: a conta já tinha sido paga), sendo este um tempo composto construído com o verbo auxiliar ser no mais-que-perfeito composto do indicativo (tinha sido) e a forma do particípio do verbo principal (pago). No exemplo tinha pago está presente a forma da 3.ª pessoa do singular da voz activa do verbo pagar no mais-que-perfeito composto do indicativo (ex.: ele já tinha pago a conta), tempo composto construído com o verbo auxiliar ter no imperfeito do indicativo (tinha) e a forma do particípio do verbo principal (pago).