Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

enaltecer

enaltecerenaltecer | v. tr.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

e·nal·te·cer |ê|e·nal·te·cer |ê|

- ConjugarConjugar

(espanhol enaltecer)
verbo transitivo

1. Elogiar com excesso. = ENCOMIAR, EXALTAR, LOUVAR

2. Enobrecer, nobilitar.

3. Elevar às nuvens.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "enaltecer" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

objectivo que não seja enaltecer uma suposta superioridade moral do palhaço que se manifesta e raramente têm alguma piada,...

Em 100 cabeças

...do Sport Lisboa e Benfica para o desenvolvimento do desporto no feminino: "Temos de enaltecer o que o Benfica está a fazer pelas mulheres através do desporto feminino..

Em O INDEFECTÍVEL

e porque queremos enaltecer o Dia da Família, que se comemorara Internacionalmente a 15 de Maio, teremos novamente...

Em Not

IstoÈ Datena, mais uma vez, protagonizou um momento de tensão em seu programa “Brasil Urgente”. No jornalístico exibido na tarde de segunda-feira (18), o apresentador perdeu a paciência e brigou, ao vivo, com a equipe da Band por não ter seu pedido atendido da forma como solicitou. Ao cobrir um acidente que aconteceu em…

Em Caderno B

, Ana Regina Rocha e Suhail Majzoub para enaltecer o café e mostrar o valor do grão e de quem o produz..

Em O VAGALUME
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


A minha questão é sobre a palavra transgénico, relativamente à alteração genética de vegetais e plantas. Como se diz correctamente?
A dúvida parece recair sobre a pronúncia do -s- na primeira sílaba da palavra transgénico. Se as sílabas fossem lidas pausadamente, a sua transcrição corresponderia a trans [trãZ] - ['] - ni [ni] - co [ku], o que originaria uma repetição do som [Z] (este símbolo representa o som da letra j em já ou judo, mas é também o som correspondente à letra s quando esta precede uma consoante sonora, como o som [Z]): [trãZ'ZÈniku]. No entanto, como o nosso sistema articulatório tem dificuldade em pronunciar duas consoantes idênticas seguidas, elas são fundidas num só som: [trã'ZÈniku].




Os nomes próprios têm plural: ex. A Maria, as Marias?
Os nomes próprios de pessoa, ou antropónimos, também podem ser flexionados no plural, designando várias pessoas com o mesmo prenome (No ginásio há duas Marias e quatro Antónios) ou aspectos diferentes de uma mesma pessoa/personalidade (Não sei qual dos Joões prefiro: o João aventureiro que começou a empresa do zero, e que vestia calças de ganga, ou o João empresário de sucesso, que só veste roupa de marca).
Os nomes próprios usados como sobrenome podem igualmente ser flexionados no plural. Neste caso, convergem duas práticas: a mais antiga, atestada no romance Os Maias de Eça de Queirós, pluraliza artigo e nome próprio (A casa dos Silvas foi vendida) e a mais actual pluraliza apenas o artigo (Convidei os Silva para jantar).

pub

Palavra do dia

qui·cha·ça qui·cha·ça


(alteração de cachaça)
nome feminino

[Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Acto ou estado de quem repete ou mantém uma afirmação, uma acção ou um comportamento, sem desistir ou aceitar recusa. = CASMURRICE, OBSTINAÇÃO, TEIMA, TEIMOSIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/enaltecer [consultado em 20-05-2022]