PT
BR
Pesquisar
Definições



econômico

Será que queria dizer económico?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
económicoeconômico
( e·co·nó·mi·co

e·co·nô·mi·co

)


adjectivoadjetivo

1. Da economia ou a ela relativo (ex.: teorias económicas; ciências económicas; desenvolvimento económico).

2. Que faz uso eficiente de recursos; que consome ou gasta apenas o estritamente necessário (ex.: é um carro muito económico).

3. Que gasta pouco ou controla os gastos (ex.: sempre foi uma pessoa muito económica). = POUPADOGASTADOR, PERDULÁRIO

4. Em que há economia; que reduz gastos.

5. Que custa pouco dinheiro (ex.: é um computador bom e económico). = BARATOCARO, DISPENDIOSO


nome masculino

6. [Portugal: Trás-os-Montes] [Portugal: Trás-os-Montes] [Culinária] [Culinária] Biscoito feito à base de farinha, leite, ovos, manteiga, azeite e açúcar. = AZEITEIRO

etimologiaOrigem etimológica:latim oeconomicus, -a, -um, do grego oikonomikós, -ê, -ón.
grafiaGrafia no Brasil:econômico.
grafiaGrafia no Brasil:econômico.
grafiaGrafia em Portugal:económico.
grafiaGrafia em Portugal:económico.

Auxiliares de tradução

Traduzir "econômico" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Não será a palavra revivalismo portuguesa? Porque não existe no dicionário? Será um estrangeirismo? Mas quantos não foram já "absorvidos" por tão correntes no português escrito e falado?
A palavra revivalismo, apesar de não se encontrar na nomenclatura do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, encontra-se registada noutros dicionários de língua portuguesa como, por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, Lisboa, 2001). Deriva da palavra inglesa revivalism e refere-se ao ressurgimento de ideias, modas ou tendências que fizeram parte do passado.



Tenho uma dúvida acerca de uma conjugação perifrástica. Para exprimir a necessidade ou obrigatoriedade de praticar uma acção utiliza-se ter que ou ter de? Ou estão ambos correctos?
Em termos semânticos, as duas construções são usadas para designar a necessidade ou obrigatoriedade (e estão registadas em dicionários, nomeadamente no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências/Verbo, na edição portuguesa do Dicionário Houaiss, do Círculo de Leitores ou no Dicionário Aurélio, da Ed. Nova Fronteira). No entanto, a construção ter que é considerada por vezes como uma construção menos indicada, talvez por ser mais recente na língua.