Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

domingueiro

domingueirodomingueiro | adj. | adj. n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

do·min·guei·ro do·min·guei·ro


(domingo + -eiro)
adjectivo
adjetivo

1. Relativo a ou próprio do domingo (ex.: passeio domingueiro; tardes domingueiras). = DOMINGAL

2. Que costuma vestir-se ou usar-se aos domingos, sendo geralmente mais cuidado ou de melhor qualidade do que o que é vestido ou usado diariamente (ex.: roupas domingueiras; traje domingueiro).

3. [Figurado]   [Figurado]  Festivo, garrido, alegre.

adjectivo e nome masculino
adjetivo e nome masculino

4. [Informal]   [Informal]  Que ou quem sai aos domingos para passear.

pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Num reencontro domingueiro com jovens sobrinhos e primos que a pandemia separou do convívio habitual, reparamos na...

Em CAMPAINHA ELÉCTRICA

...arminho e cordeiro, já o dei à neta do Brás cabaneiro, dizendo-lhe: «Toma gibão, domingueiro , de ilhoses de prata, de arminho e cordeiro..

Em Geopedrados

,Um poeminha domingueiro , sem sentido,Horas assim, me sinto meio perdido,E um poeminha é meu jeito de...

Em Quasepoesia

Semanas atrás, um almoço domingueiro , oito à mesa, não lhe venham com essa treta de que é proibido,...

Em TEMPO CONTADO

...arminho e cordeiro, já o dei à neta do Brás cabaneiro, dizendo-lhe: «Toma gibão, domingueiro , de ilhoses de prata, de arminho e cordeiro..

Em Geopedrados
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Por vezes somos abordados desta forma: Deseja um café? Sim senhora, trago-lhe já. Sendo eu um indivíduo do sexo masculino, qual é a resposta correcta para esta questão e quais os erros que estão em causa?
As palavras senhor ou senhora são usadas como formas de tratamento de cortesia em relação a alguém a quem nos dirigimos. Assim, devem concordar em género e número com o destinatário da mensagem (ex.: As senhoras desejam chá? [sendo o destinatário feminino plural]; O senhor dá-me licença? [sendo o destinatário masculino singular]).

Na frase em questão na sua dúvida, trata-se de uma resposta dada coloquialmente (ex.: sim, senhora, trago-lhe já; não, senhores, não podem fazer isso), mas que mantém a forma de tratamento e deve obedecer à concordância lógica com o destinatário, pelo que a frase deverá ser, com um destinatário do sexo masculino, Sim, senhor, trago-lhe já.




Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.

pub

Palavra do dia

i·rí·di·o i·rí·di·o


(latim científico iridium, do latim iris, iridis, do grego íris, íridos, mensageiro dos deuses, arco-íris)
nome masculino

[Química]   [Química]  Elemento químico (símbolo: Ir), de número atómico 77, metal friável que se encontra em certos minérios da platina.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/domingueiro [consultado em 10-08-2022]