Significado de distratar-se-lho

    A forma distratar-se-lhopode ser [infinitivo de distratardistratar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de distratardistratar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de distratardistratar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de distratardistratar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de distratardistratar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    distratardistratar
    ( dis·tra·tar

    dis·tra·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Tornar nulo (pacto ou tratado). = DESFAZER

    etimologiaOrigem:distrato + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: destratar.

    Esta palavra no dicionário

    distrate | n. m.

    Rescisão de pacto ou ajuste....


    distrato | n. m.

    Rescisão de pacto ou ajuste....


    destratar | v. tr.

    Tratar mal ou insultar....


    distratar | v. tr.

    Tornar nulo (pacto ou tratado)....


    estornar | v. tr.

    Retificar uma conta mal lançada....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "distratar-se-lho" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Tenho uma dúvida na utilização dos pronomes "lhe" ou "o". Por exemplo, nesta frase, qual é a forma correta: "para Carlos não lhe perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda" ou " para Carlos não o perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda"?


      Gostaria de auxílio quanto ao uso correto do verbo assistir. Por exemplo, a frase assistir ao filme está correta ou devo dizer assistir o filme. Assistir ao doente ou assistir o doente?