PT
BR
Pesquisar
Definições



digestos

A forma digestosé [masculino plural de digestodigesto].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
digestodigesto
|é| |é|
( di·ges·to

di·ges·to

)


adjectivoadjetivo

1. Digerido.


nome masculino

2. [Direito] [Direito] Compilação de regras ou decisões jurídicas.

3. [Direito] [Direito] Compilação de leis romanas [Corpus Iuris Civilis], organizada por ordem do imperador Justiniano. (Geralmente com inicial maiúscula.) = PANDECTAS

etimologiaOrigem etimológica:latim digestus, -a, -um, particípio passado de digero, -ere, levar para vários lados, dividir, separar, classificar, distribuir.

digestosdigestos


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se a palavra conscientizar existe. Temos tido algum debate sobre isso porque, apesar de muito usada, não consta aqui no dicionário.
O verbo conscientizar encontra-se registado no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Este verbo é formado através da adjunção do sufixo -izar (que é muito produtivo na formação de verbos) ao adjectivo consciente, para obter o significado "tornar consciente" ou "fazer perceber". Este verbo é sinónimo de consciencializar, que, por sua vez, se forma pela adjunção do mesmo sufixo -izar ao adjectivo consciencial (adjectivo pouco usado, que designa aquilo que é relativo à consciência). Pesquisas em corpora e motores de busca na internet parecem indicar que o verbo conscientizar é mais usado no Brasil e que o verbo consciencializar é mais usado em Portugal.



Gostaria de saber a etimologia e significado da palavra Fontoura, que, ao que sei, para além de nome é igualmente uma localidade nas Astúrias. E ainda a etimologia de Gouveia, igualmente nome próprio e localidade.
De acordo com o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, da autoria de José Pedro Machado (Lisboa, Livros Horizonte, 2003), o topónimo Fontoura, que dá o nome a localidades nas regiões de Carrazeda de Ansiães, Ílhavo, Lamego, Ponte de Lima, Resende, Valença, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia, Vila Verde e Galiza, terá origem no latim Fonte Aurea, que significa “fonte dourada”.

O topónimo Gouveia, com ocorrência em Portugal e no Brasil, é de origem incerta, mas José Pedro Machado põe a hipótese de estar relacionado com o antropónimo Gaudila.

Os apelidos Fontoura e Gouveia terão origem nos respectivos topónimos.