Significado de destoldar-no-la

    A forma destoldar-no-lapode ser [infinitivo de destoldardestoldar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de destoldardestoldar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de destoldardestoldar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de destoldardestoldar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de destoldardestoldar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    destoldardestoldar
    ( des·tol·dar

    des·tol·dar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Tirar o toldo ou tolda a.

    2. Descobrir.

    3. [Figurado] [Figurado] Tornar claro.

    4. Dissipar as nuvens.

    5. Tornar límpido, clarificar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    destoldar | v. tr.

    Tirar o toldo ou tolda a....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "destoldar-no-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Estive a fazer uma pesquisa e não percebo o porquê dos sufixos -ção e -são. Porque é que é compreensão e não compreenção? Porque é que é atenção e não atensão? Do que procurei cheguei à expressão sufixos nominalizadores, mas não consegui obter resposta.


      Trabalho como docente na Academia de Polícia Militar e utilizamos muito a expressão 'Companhia Tático Móvel'. Tenho duas dúvidas:
      1. quanto ao hífen: deve-se obrigatoriamente utilizar o hífen no composto Tático-Móvel, ou também é correta a forma Tático Móvel, sem hífen?
      2. como é a forma plural do composto? Companhias Tático Móveis ou Companhias Tático Móvel?