PT
BR
Pesquisar
Definições



desmazelada

A forma desmazeladapode ser [feminino singular de desmazeladodesmazelado] ou [feminino singular particípio passado de desmazelardesmazelar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
desmazelardesmazelar
( des·ma·ze·lar

des·ma·ze·lar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Não cuidar de algo ou de si próprio. = DESCUIDAR, NEGLIGENCIAR

2. Tornar ou ficar negligente ou desalinhado. = DESLEIXAR

etimologiaOrigem etimológica:des- + mazela + -ar.
desmazeladodesmazelado
( des·ma·ze·la·do

des·ma·ze·la·do

)


adjectivoadjetivo

1. Que se desmazelou.CUIDADO


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

2. Que ou quem tem pouca atenção ou organização no que faz; que ou quem mostra desmazelo. = DESLEIXADO, NEGLIGENTE

etimologiaOrigem etimológica:particípio de desmazelar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "desmazelada" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber uma palavra em português que comece com "vl"? Exemplo: Vladimir, mas não pode ser nome próprio.
Nos dicionários e vocabulários de língua portuguesa à nossa disposição, constam poucos nomes comuns iniciados pelo grupo consonântico vl, tais como vladica (título conferido aos bispos na Igreja Ortodoxa), vlamíngia (género de plantas), vlax (género de insectos) e vlemê (árvore nativa de São Tomé). Tal como se pode ver pelo número reduzido de palavras, este não é um grupo consonântico usual na ortografia do português.

A sequência dessas letras também é usada em nomes próprios de origem estrangeira, como Vladimir/Vladimiro ou Vladislau, e nos seus derivados.




Como devo falar ou escrever: "o Departamento a que pertence o funcionário" ou "o Departamento ao qual pertence o funcionário".
Nenhuma das expressões que refere está incorrecta, uma vez que, em orações subordinadas adjectivas relativas, o pronome relativo que pode, de uma maneira geral, ser substituído pelo seu equivalente o qual, que deverá flexionar em concordância com o género e número do antecedente (ex.: os departamentos aos quais pertence o funcionário). No caso em questão, o pronome relativo tem uma função de objecto indirecto do verbo pertencer, que selecciona complementos iniciados pela preposição a, daí que os pronomes que e o qual estejam antecedidos nestas expressões por essa preposição (a que e ao qual).

É de notar que a utilização da locução pronominal o qual e das suas flexões não deve ser feita quando se trata de uma oração relativa adjectiva restritiva que não é iniciada por preposição, isto é, quando a oração desempenha a função de um adjectivo que restringe o significado do antecedente (ex.: o departamento [que está em análise = analisado] vai ser reestruturado; *o departamento o qual está em análise vai ser reestruturado [o asterisco indica agramaticalidade]).