Significado de deslindar-se-te

    A forma deslindar-se-tepode ser [infinitivo de deslindardeslindar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de deslindardeslindar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de deslindardeslindar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de deslindardeslindar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de deslindardeslindar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    deslindardeslindar
    ( des·lin·dar

    des·lin·dar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Averiguar as demarcações de.

    2. Descobrir; aclarar; apurar; investigar.

    3. Desenredar; desenvencilhar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "deslindar-se-te" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    deslindador | adj. n. m.

    Que ou aquele que deslinda....


    descaroçar | v. tr.

    Tirar o caroço ou a semente a....


    desvendar | v. tr. e pron.

    Tirar(-se) a venda dos olhos....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "deslindar-se-te" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Na vossa página não compreendo a justificação para a resposta à dúvida 540: que se escreve multirriscos e não multi-riscos. Segundo o meu prontuário ortográfico, de 1990, os prefixos terminados em i são sempre separados com um hífen dos termos que começam por h, i, r e s . O prefixo multi- não é expressamente referido no prontuário. Qual a razão para nesse caso não se usar o hífen como nos demais referidos?