Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

desenrasca

desenrascadesenrasca | n. m.
3ª pess. sing. pres. ind. de desenrascardesenrascar
2ª pess. sing. imp. de desenrascardesenrascar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

de·sen·ras·ca de·sen·ras·ca


(derivação regressiva de desenrascar)
nome masculino

1. [Informal]   [Informal]  Acto ou efeito de desenrascar ou de se desenrascar (ex.: os croquetes são bons para um desenrasca).

2. [Informal]   [Informal]  Capacidade de solucionar problemas ou resolver dificuldades rapidamente e sem meios adequados (ex.: no país do desenrasca, tudo é possível). = DESENRASCANÇO


de·sen·ras·car de·sen·ras·car

- ConjugarConjugar

(des- + enrascar)
verbo transitivo

1. Desembaraçar de rasca ou rede (o que está enrascado).

2. [Marinha]   [Marinha]  Desembaraçar (cabos, velas, bandeiras, etc.).

verbo transitivo e pronominal

3. Livrar(-se) de um perigo, de apuros, de dificuldades. = SAFARENRASCAR, ENTALAR

verbo pronominal

4. [Informal]   [Informal]  Fazer com relativa facilidade e improvisação, geralmente sem os meios adequados. = SAFAR-SE

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "desenrasca" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

“Sempre reconheci a capacidade de investir, o desenrasca , o querer fazer bem, o

Em VISEU, terra de Viriato.

Não vou esperar por ti, desenrasca -te quando saíres..

Em MINHA P

DESENRASCA -TE!!

Em Fonte do Lavra

...aos adultos a tomarem decisões com base na crença, na fé, no destino, no desenrasca e no logo se vê no que é que dá..

Em Movimento Apartid

Por norma, é daquelas coisas que cada um desenrasca da forma que for possível, mas que se torna bastante mais prático quando temos...

Em aminhaalegrecasinha.com
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Como se pronuncia a letra E quando falamos a, e, i, o, u? a, é ou e, i... E no alfabeto? A, b, c, d, e ou é... Quando vamos nos referir a letra e ou é numa palavra, como devemos pronunciar? Por exemplo, indaguei a um colega quantas letras E deveria colocar na palavra meeting. Ele me respondeu que não era letra e, mas sim letra é que deveria empregar. Qual seria a resposta correta?
O nome da letra E deverá ser lido [È] (este é o símbolo do alfabeto fonético equivalente ao E das palavras pé ou fera). Quanto à pronúncia da letra E, ela pode corresponder a vários sons, consoante o contexto e, por vezes, consoante as características lexicais de cada palavra. Assim, esta letra pode corresponder à vogal [È] como em pé, fera ou papel; à vogal [e] como em dedo, seu ou vê; à vogal [i] como em e (conjunção) ou eléctrico; à vogal [i] como em estudante; à vogal [á] como em coelho, igreja, senha ou eira; à semivogal [j] como em área ou es.

Da mesma forma, o nome da letra R é erre, mas não se pronuncia erre numa palavra (pronuncia-se [r] entre vogais, depois de uma consoante da mesma sílaba ou em final de palavra, como em caro, cobra ou falar; pronuncia-se [R] em início de palavra, em início de sílaba ou quando está duplicado como em rua, palrar, tenro ou carro).




Estou estudando verbos, mas aprendi que existem 3 modos verbais; aqui neste site, vi que tem mais que três. Ainda não conhecia o que está aqui neste site. Por favor, gostaria que me explicasse. O que eu conheço são os modos no indicativo, subjuntivo e o imperativo.
Tal como é afirmado na Gramática Priberam, no capítulo sobre os Modos dos Verbos, são geralmente considerados pelos gramáticos três modos verbais: o indicativo (ex.: ele foi a São Paulo), o conjuntivo ou subjuntivo (ex.: talvez haja boas notícias) e o imperativo (ex.: come a sopa!). Há, no entanto, autores que referem que o condicional ou futuro do pretérito, o futuro do indicativo e o infinitivo podem também eles apresentar valores modais em certos contextos.

A divisão patente na conjugação dos verbos do Dicionário Priberam e no conjugador do FLiP apresenta uma categorização mista entre modos, tempos e formas nominais do verbo. Iremos, no entanto, repensar esta categorização para que os nossos usuários não sejam induzidos em erro.

pub

Palavra do dia

pi·ca·tar·tes pi·ca·tar·tes


(latim pica, -ae, pega + latim científico Cathartes, género de abutre, do grego kathartês, -ou, limpador, purificador)
nome masculino de dois números

[Ornitologia]   [Ornitologia]  Designação dada a duas espécies de aves passeriformes da família dos picatartídeos, do género Picathartes.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/desenrasca [consultado em 26-05-2022]