Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

desbunda

desbundadesbunda | n. f.
3ª pess. sing. pres. ind. de desbundardesbundar
2ª pess. sing. imp. de desbundardesbundar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

des·bun·da des·bun·da


(derivação regressiva de desbundar)
nome feminino

1. [Informal]   [Informal]  Acto ou efeito de desbundar.

2. [Informal]   [Informal]  Grande folia, diversão. = FARRA

3. [Informal]   [Informal]  Perda de compostura. = DESCOMEDIMENTO


des·bun·dar des·bun·dar

- ConjugarConjugar

(des- + bunda + -ar)
verbo transitivo

1. [Informal]   [Informal]  Causar sensação, impacto. = DESLUMBRAR

verbo intransitivo

2. [Informal]   [Informal]  Perder o controlo, a compostura.

3. [Informal]   [Informal]  Divertir-se euforicamente. = FARRAR

pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...as instituições têm orgãos com instrumentos de correcção os portugueses não merecem esta " desbunda " na Justiça, um fartar vilanagem..

Em a peida é um regalo ... do nariz a gente trata

Francisco/USA, a desbunda narco-erótica de Foucault não é de grande interesse..

Em daniel abrunheiro

Poema do Desamor Desmama-te desanca-te desbunda -te Não se pode morar nos olhos de um gato Beija embainha grunhe geme...

Em Geopedrados

...de 2019, à parte da semana da praxe em tavira, tinham que incluir uma desbunda qualquer..

Em Lost in Wonderland

...a volta, a espiritualidade e a religiosidade, os anos 80 em Lisboa (uma certa desbunda ), a porosidade

Em anabelamotaribeiro.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Devo usar o termo implementador, ou aconselham algum outro?
O vocábulo implementador parece ser de formação recente (a partir de implementar + sufixo -dor) e não se encontra averbado pelos principais dicionários de língua. Ainda assim, implementador obedece às regras de boa formação morfológica, tal como outros casos formados a partir do sufixo -dor (exprimindo a noção de "agente") e que já se encontram atestados lexicograficamente: alimentador, desfragmentador, instrumentador, etc.

Pesquisas em corpora e em motores de busca da Internet revelam que o termo implementador vem sendo usado, sobretudo na área da informática, como adjectivo (ex.: entidade implementadora, parceiros implementadores) e como substantivo, designando a pessoa ou a entidade que implementa (ex.: implementadores de páginas HTML, a empresa surgiu no mercado das tecnologias de informação como implementadora).




Eu gostaria de saber se a palavra pró-atividade se escreve junto ou sem hífen e o significado da mesma.
Os dicionários de língua portuguesa não são unânimes em relação à grafia destas palavras, que alternam entre pró-actividade (pró-atividade, no português do Brasil) e proactividade (proatividade, no português do Brasil) e pró-activo (pró-ativo, no português do Brasil) e proactivo (proativo, no português do Brasil), uma vez que existem ambos os prefixos (pró- e pro-) com o sentido “a favor" ou "em defesa de”. O prefixo pró- separa-se sempre do elemento seguinte por hífen (ex.: pró-actividade, pró-americano, pró-ocidental, pró-socialista) e o prefixo pro- nunca se separa do elemento que se lhe segue (ex.: proactividade, procataléctico, procatártico), pelo que nenhuma das grafias pode ser considerada incorrecta, apesar de se notar uma tendência mais acentuada, nas obras lexicográficas, para o uso do prefixo pró-. O uso e registo das formas proactivo e proactividade podem também estar relacionados com o facto de o étimo mais próximo dessas palavras ser o inglês proactive.

Pró-actividade é um conceito utilizado frequentemente na área de gestão de empresas e designa a capacidade que alguém ou algo tem de fazer com que determinadas coisas aconteçam ou se desenvolvam.

É de referir que, pelo menos até à entrada em vigor do Acordo Ortográfico de 1990, as formas proactividade e pró-actividade são exclusivas do português europeu e as formas proatividade e pró-atividade são exclusivas do português do Brasil.

pub

Palavra do dia

a·bro·que·lar a·bro·que·lar

- ConjugarConjugar

(a- + broquel + -ar)
verbo transitivo

1. Dar a forma de broquel a.

verbo transitivo e pronominal

2. Cobrir ou defender-se com broquel ou escudo (ex.: tentaram abroquelar o rei dos tiros do regicida; os soldados abroquelavam-se nas couraças).

3. [Figurado]   [Figurado]  Dar ou procurar resguardo ou protecção (ex.: não podemos abroquelar os fortes e desproteger os fracos; abroquelava-se do ruído e da confusão). = AMPARAR, DEFENDER, PRECAVER, PROTEGER, RESGUARDAR


SinónimoSinônimo Geral: BROQUELAR

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/desbunda [consultado em 26-10-2021]