Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

desbunda

desbundadesbunda | n. f.
3ª pess. sing. pres. ind. de desbundardesbundar
2ª pess. sing. imp. de desbundardesbundar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

des·bun·da des·bun·da


(derivação regressiva de desbundar)
nome feminino

1. [Portugal, Informal]   [Portugal, Informal]  Acto ou efeito de desbundar.

2. [Portugal, Informal]   [Portugal, Informal]  Grande folia, diversão. = FARRA

3. [Portugal, Informal]   [Portugal, Informal]  Perda de compostura. = DESCOMEDIMENTO


des·bun·dar des·bun·dar

- ConjugarConjugar

(des- + bunda + -ar)
verbo transitivo

1. [Informal]   [Informal]  Causar sensação, impacto. = DESLUMBRAR

verbo intransitivo

2. [Informal]   [Informal]  Perder o controlo, a compostura.

3. [Informal]   [Informal]  Divertir-se euforicamente. = FARRAR

pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

É então que a Cinde toma conhecimento da alta desbunda que ía acontecer..

Em Fonte do Lavra

...beleza com Taraf de Caliu e o seu fantástico, fantástico grupo:e aqui já na desbunda final:foi uma noite de altíssimo nível, uma grande mocada!!

Em insignificante

...as instituições têm orgãos com instrumentos de correcção os portugueses não merecem esta " desbunda " na Justiça, um fartar vilanagem..

Em a peida é um regalo ... do nariz a gente trata

Francisco/USA, a desbunda narco-erótica de Foucault não é de grande interesse..

Em daniel abrunheiro

Poema do Desamor Desmama-te desanca-te desbunda -te Não se pode morar nos olhos de um gato Beija embainha grunhe geme...

Em Geopedrados
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Ao consultar terebentina fui surpreendido com a variante terebintina. Qual é a soletração certa?
Ambas as grafias terebintina e terebentina são possíveis e estão registadas, por exemplo, no Grande Dicionário da Língua Portuguesa (12 vol., Porto: Amigos do Livro Editores, 1981) e no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa (Lisboa: Academia das Ciências de Lisboa / Editorial Verbo, 2001).

A grafia terebintina está mais próxima do étimo latino (terebinthus = terebinto), razão pela qual alguns dicionários optaram pela sua inclusão em detrimento de terebentina, que está mais próxima do vocábulo francês (térébenthine). Pesquisas em corpora e em motores de busca na Internet revelam uma maior tendência dos falantes para o uso de terebintina, o que parece confirmar a opção dos dicionários.




Executa-se trabalhos de carpintaria e Executam-se trabalhos de carpintaria. Ambas as Frases estão gramaticalmente correctas? Na afirmativa, qual a preferível?
Do ponto de vista exclusivamente linguístico, as duas frases estão correctas, importando no entanto analisar ambas as estruturas para as compreender.

Assim, na estrutura da primeira frase (Executa-se trabalhos de carpintaria), estamos perante um pronome pessoal clítico -se, com função de sujeito impessoal que acompanha um verbo no singular, sendo semanticamente equivalente a “alguém executa trabalhos de carpintaria”. Na estrutura da segunda frase (Executam-se trabalhos de carpintaria), estamos perante um pronome pessoal clítico -se apassivante que surge com um verbo no plural a concordar com o sujeito que é trabalhos de carpintaria, sendo semanticamente equivalente a “trabalhos de carpintaria são executados”.

Do ponto de vista do uso da língua, a estrutura da primeira frase (Executa-se trabalhos de carpintaria) é por vezes desaconselhada por alguns gramáticos. Na Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso CUNHA e Lindley CINTRA (Edições Sá da Costa, 1984, 14ª ed., pp. 308-309), há mesmo uma indicação de que “Em frases do tipo: Vendem-se casas. Compram-se móveis. considera-se casas e móveis os sujeitos das formas verbais vendem e compram, razão por que na linguagem cuidada se evita deixar o verbo no singular.”

pub

Palavra do dia

si·na·lag·má·ti·co si·na·lag·má·ti·co


(grego sunallagmatikós, -ê, -ón, relativo a contrato)
adjectivo
adjetivo

[Jurídico, Jurisprudência]   [Jurídico, Jurisprudência]  Que liga mutuamente dois contraentes (ex.: contrato sinalagmático; relação sinalagmática). = BILATERAL

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/desbunda [consultado em 23-05-2022]