PT
BR
Pesquisar
Definições



depressão

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
depressãodepressão
( de·pres·são

de·pres·são

)


nome feminino

1. Abaixamento de nível.

2. [Figurado] [Figurado] Enfraquecimento, abatimento, físico ou moral.

3. Achatamento, cavidade pouco profunda.

4. Zona de baixa pressão atmosférica em torno da qual o vento sopra no sentido contrário ao do movimento dos ponteiros do relógio (no hemisfério norte) ou no sentido do movimento dos ponteiros do relógio (no hemisfério sul) (ex.: depressão atmosférica).


depressão mental

[Meteorologia] [Meteorologia]  Perturbação mental caracterizada pela ansiedade e pela melancolia.

depressão nervosa

Estado patológico de sofrimento psíquico assinalado por um abaixamento do sentimento de valor pessoal, por pessimismo e por uma inapetência face à vida.

etimologiaOrigem etimológica:latim depressio, -onis.

Auxiliares de tradução

Traduzir "depressão" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Pretendo saber o significado de res extensa e ego cogitans.
Res extensa e ego cogitans (ou res cogitans) são expressões utilizadas pelo filósofo francês Descartes (1596-1650) para designar, respectivamente, a matéria ou o corpo (“coisa extensa”) e o espírito ou a mente (“eu pensante” ou “coisa pensante”).



Tenho uma dúvida acerca de uma conjugação perifrástica. Para exprimir a necessidade ou obrigatoriedade de praticar uma acção utiliza-se ter que ou ter de? Ou estão ambos correctos?
Em termos semânticos, as duas construções são usadas para designar a necessidade ou obrigatoriedade (e estão registadas em dicionários, nomeadamente no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências/Verbo, na edição portuguesa do Dicionário Houaiss, do Círculo de Leitores ou no Dicionário Aurélio, da Ed. Nova Fronteira). No entanto, a construção ter que é considerada por vezes como uma construção menos indicada, talvez por ser mais recente na língua.