PT
BR
Pesquisar
Definições



crucificação

A forma crucificaçãopode ser [derivação feminino singular de crucificarcrucificar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
crucificaçãocrucificação
( cru·ci·fi·ca·ção

cru·ci·fi·ca·ção

)


nome feminino

1. Acto de crucificar. = CRUCIFICAMENTO

2. Suplício em que os padecentes eram fixados numa cruz com os braços abertos.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: CRUCIFIXÃO

etimologiaOrigem etimológica:crucificar + -ção.

crucificarcrucificar
( cru·ci·fi·car

cru·ci·fi·car

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Pregar na cruz.

2. [Figurado] [Figurado] Martirizar, atormentar, mortificar.

etimologiaOrigem etimológica:latim crucifigo, -ere, de crux, crucis, cruz + figo, -ere, pregar, fixar, ferir, trespassar, matar.

crucificaçãocrucificação

Auxiliares de tradução

Traduzir "crucificação" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Tenho sempre uma dúvida: utiliza-se crase antes de pronomes demonstrativos como esse, essa, esta, este?
A crase é a contracção de duas vogais iguais, sendo à (contracção da preposição a com o artigo definido a) a crase mais frequente. Para que se justifique esta crase é necessário que haja um contexto em que estejam presentes a preposição a e o artigo a (ex.: A [artigo] menina estava em casa; Entregou uma carta a [preposição] uma menina; Entregou uma carta à [preposição + artigo] menina). Ora, os pronomes demonstrativos não coocorrem com preposições (ex.: Esta menina estava em casa; *A [artigo] esta menina estava em casa; Entregou a carta a [preposição] esta menina; *Entregou a carta à [preposição + artigo] esta menina; o asterisco indica agramaticalidade), pelo que não poderá haver crase antes de artigos demonstrativos, mas apenas a ocorrência da preposição, quando o contexto o justifique.

Além do que foi dito acima, é de referir que pode haver crase com um artigo demonstrativo começado por a- (ex.: Não prestou atenção àquilo [preposição a + pronome demonstrativo aquilo]), mas trata-se da contracção da preposição a com a primeira vogal do pronome demonstrativo (ex.: àquele, àqueloutro, àquilo).




Gostaria que me esclarecessem acerca da leitura da palavra austero. Na 2ª sílaba dever-se-á ler como uma vogal aberta ou fechada? Ainda que a palavra em questão não contenha qualquer acento, qual a forma de leitura: áustero ou austéro?
O adjectivo austero é uma palavra grave, isto é, tem o acento de intensidade na penúltima sílaba (austero) e a pronúncia da vogal desta sílaba deverá ser e aberto (idêntico ao e da palavra ). Se esta palavra fosse esdrúxula, isto é, acentuada na antepenúltima sílaba, teria de apresentar acento gráfico (*áustero; o asterisco indica incorrecção ortográfica), como todas as palavras esdrúxulas do português (ex.: antídoto, cálice, cómico, técnico, telúrico).