PT
BR
Pesquisar
Definições



cruciaram

A forma cruciarampode ser [terceira pessoa plural do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de cruciarcruciar] ou [terceira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de cruciarcruciar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cruciarcruciar
( cru·ci·ar

cru·ci·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Tornar cruciante.

2. Mortificar.

3. Martirizar.

cruciaramcruciaram


Dúvidas linguísticas



Existe na língua portuguesa "dativo de interesse" tal como existe em castelhano?
Em português, o pronome de interesse é de uso bastante frequente, sobretudo num nível de linguagem mais coloquial. Em frases como come-me a sopa ou tu não me sejas bisbilhoteiro, o dativo de interesse, ou dativo ético, tem função meramente expressiva ou enfática. Este tipo de construção indica que a pessoa que fala está claramente interessada na exortação que faz ou na realização do seu desejo ou da sua vontade.



Uma vez, conversando com uma pessoa que eu não conheço na Internet, ele me disse a seguinte frase: "... não faça pré-concepções prematuras". Ele quis dizer para eu não criar uma imagem dele sem conhecê-lo. Achei isso um pleonasmo. Ele disse que não, pois indica que eu fiz uma concepção antecipada e fora do tempo. Mesmo sendo estranho a pronúncia ele estava certo?
Uma pré-concepção (ou preconceito) é um conceito criado previamente ou sem fazer um exame. No entanto, isto não quer dizer que seja necessariamente prematuro, pois este adjectivo indica que foi feito antes do tempo próprio (se se entender que pode haver um tempo próprio para fazer preconcepções). Apesar de a expressão "preconcepção prematura" poder parecer pleonástica, não o é necessariamente.