PT
BR
Pesquisar
Definições



cretino

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cretinocretino
( cre·ti·no

cre·ti·no

)


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

1. [Medicina] [Medicina] Que ou o que é raquítico e idiota; que ou o que sofre de cretinismo.

2. [Figurado, Por extensão] [Figurado, Por extensão] Que ou o que é pouco inteligente; que ou o que revela estupidez ou ignorância grosseira. = ESTÚPIDO, IMBECIL, LORPA, PACÓVIO, PARVO, TOLOESPERTO

3. Que ou o que revela falta de respeito; que ou o que é insolente e grosseiro.

etimologiaOrigem etimológica:francês crétin.

Auxiliares de tradução

Traduzir "cretino" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas


Morfologicamente, como classificamos a expressão "cerca de"?
A expressão cerca de é composta pelo (pouco usado) advérbio cerca seguido da preposição de, sequência (advérbio + preposição) que, segundo a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (Lisboa: Ed. João Sá da Costa, 1998, 14.ª ed., p. 541) faz dela uma locução prepositiva, isto é, uma locução que tem a função de uma preposição. Esta locução é assim classificada no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, um dos raros dicionários que classificam as locuções; no entanto, em alguns contextos, esta locução tem um comportamento que a aproxima mais de um advérbio do que de uma preposição (ex.: esperei cerca de 30 minutos = esperei aproximadamente 30 minutos), pelo que nestes casos, deveria ser considerada uma locução adverbial.



Gostaria de saber se a palavra desadequabilidade existe, se está correcta ou incorrectamente escrita, e qual seria a alternativa.
Ainda que não se encontre em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, a palavra desadequabilidade encontra-se bem formada, através da aposição do sufixo de negação des- ao substantivo adequabilidade. No entanto, o uso do substantivo inadequabilidade (com o prefixo de negação in-) seria mais aconselhado, uma vez que se encontra registado na maior parte dos dicionários de língua portuguesa e apresenta uso generalizado, a julgar pelas pesquisas efectuadas em corpora e na Internet.