PT
BR
Pesquisar
Definições



couve-de-sabóia-de-olhos-repolhudos

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
couve-de-sabóia-de-olhos-repolhudoscouve-de-saboia-de-olhos-repolhudoscouve-de-sabóia-de-olhos-repolhudoscouve-de-saboia-de-olhos-repolhudos
( cou·ve·-de·-sa·bói·a·-de·-o·lhos·-re·po·lhu·dos cou·ve·-de·-sa·boi·a·-de·-o·lhos·-re·po·lhu·dos

cou·ve·-de·-sa·bói·a·-de·-o·lhos·-re·po·lhu·dos

cou·ve·-de·-sa·boi·a·-de·-o·lhos·-re·po·lhu·dos

)


nome feminino

[Agricultura] [Agricultura] Variedade de couve de caule alto, com pequenos repolhos laterais. = COUVE-DE-BRUXELAS

etimologiaOrigem etimológica:couve-de-sabóia + de + olho + repolhudo.

vistoPlural: couves-de-sabóia-de-olhos-repolhudos.
iconPlural: couves-de-sabóia-de-olhos-repolhudos.
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: couve-de-saboia-de-olhos-repolhudos.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: couve-de-sabóia-de-olhos-repolhudos.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:couve-de-saboia-de-olhos-repolhudos.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: couve-de-sabóia-de-olhos-repolhudos.
couve-de-sabóia-de-olhos-repolhudoscouve-de-sabóia-de-olhos-repolhudos

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Tenho sempre uma dúvida: utiliza-se crase antes de pronomes demonstrativos como esse, essa, esta, este?
A crase é a contracção de duas vogais iguais, sendo à (contracção da preposição a com o artigo definido a) a crase mais frequente. Para que se justifique esta crase é necessário que haja um contexto em que estejam presentes a preposição a e o artigo a (ex.: A [artigo] menina estava em casa; Entregou uma carta a [preposição] uma menina; Entregou uma carta à [preposição + artigo] menina). Ora, os pronomes demonstrativos não coocorrem com preposições (ex.: Esta menina estava em casa; *A [artigo] esta menina estava em casa; Entregou a carta a [preposição] esta menina; *Entregou a carta à [preposição + artigo] esta menina; o asterisco indica agramaticalidade), pelo que não poderá haver crase antes de artigos demonstrativos, mas apenas a ocorrência da preposição, quando o contexto o justifique.

Além do que foi dito acima, é de referir que pode haver crase com um artigo demonstrativo começado por a- (ex.: Não prestou atenção àquilo [preposição a + pronome demonstrativo aquilo]), mas trata-se da contracção da preposição a com a primeira vogal do pronome demonstrativo (ex.: àquele, àqueloutro, àquilo).




Tenho, há algum tempo, uma "discussão" com uma amiga relativamente à palavra "espilro". Eu digo que esta palavra existe há muito, muito tempo, ao passo que a minha amiga diz que só passou a existir segundo o novo acordo ortográfico. Podem ajudar a esclarecer-nos?
Não encontrámos uma datação para a palavra espilro, mas esta palavra (e o verbo de que deriva regressivamente, espilrar), provém de uma epêntese em espirro (espirro > espilro) e não terá com certeza surgido como consequência do novo Acordo Ortográfico. Rebelo Gonçalves, no seu Vocabulário da Língua Portuguesa (Coimbra: Coimbra Editora, 1966) regista espilrar e espilro, afirmando que se trata de um registo popular. Idêntica informação é fornecida pelo Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.