Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

costumizar

costumizarcostumizar | v. tr.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

cos·tu·mi·zar cos·tu·mi·zar

- ConjugarConjugar

(costume + -izar)
verbo transitivo

[Informática]   [Informática]  Adaptar às preferências do utilizador. = CUSTOMIZAR, PERSONALIZAR


Ver também resposta à dúvida: costumizados.
pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...pelos meus 2 blogs de moda e pelo meu instagram, já sabe, que adoro costumizar muitas das minhas peças de roupa e acessórios..

Em mariasantosstylist.blogs.sapo.pt

, assim se chama o serviço, custa 175 dólares e permite aos piratas informáticos costumizar os ataques e gerir os prazos para pagamento dos resgates e ainda oferece uma...

Em blog.ptempresas.pt

, assim se chama o serviço, custa 175 dólares e permite aos piratas informáticos costumizar os ataques e gerir os prazos para pagamento dos resgates e ainda oferece uma...

Em blog.altice-empresas.pt

No caso de uma encomenda mínima de 50 unidades, podemos costumizar o contentor..

Em Pedro Nogueira Photography

...móveis mas que, em simultâneo, forneça as ferramentas necessárias para que cada gestor possa costumizar e controlar a forma como essas comunicações são realizadas..

Em blog.ptempresas.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostava de saber se está correcta a repetição da preposição pelo na formulação a seguir: No quadro do seu périplo pelo Ruanda, pelo Burundi, pela RD Congo e pela Tanzânia, o fulano vai encontrar-se com o sicrano.
Não há nenhuma incorrecção na repetição da contracção pelo/pela na frase que refere. Pelo contrário, alguns gramáticos recomendam inclusivamente que, numa enumeração de substantivos, se for utilizado o artigo definido antes do primeiro, devem ser utilizados artigos definidos antes dos restantes substantivos (cf. CUNHA e CINTRA, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: João Sá da Costa, 14ª ed., 1998, p.235). Isto aplica-se nesta frase, pois pelo/pela são contracções da preposição por com os artigos definidos o/a.



Tenho dúvidas na construção desta frase: "caso tenha dúvidas, não hesite em perguntar" ou "caso tenha dúvidas, não hesite perguntar". Não sei qual a mais correcta.
As duas frases apresentadas encontram-se correctas, pois o verbo hesitar, quando selecciona uma frase infinitiva, pode ser transitivo directo, isto é, selecciona um complemento que não é regido por preposição (ex.: não hesite perguntar) ou transitivo indirecto, isto é, selecciona um complemento regido por preposição (ex.: não hesite em perguntar). Pesquisas em corpora e motores de busca mostram no entanto que a construção como transitivo indirecto (hesitar em) é mais usual.
pub

Palavra do dia

me·lo·fi·li·a me·lo·fi·li·a


(melo- + -filia)
nome feminino

Gosto pela música. = MELOMANIA, MUSICOFILIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/costumizar [consultado em 01-10-2022]