PT
BR
Pesquisar
Definições



contramanda

A forma contramandapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de contramandarcontramandar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de contramandarcontramandar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
contramandarcontramandar
( con·tra·man·dar

con·tra·man·dar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Dar ordem contrária a outra anterior.

2. Dar ordem para que não se realize (o que estava ordenado).

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: CONTRA-ORDENAR

etimologiaOrigem etimológica:contra- + mandar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "contramanda" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Os nomes próprios têm plural: ex. A Maria, as Marias?
Os nomes próprios de pessoa, ou antropónimos, também podem ser flexionados no plural, designando várias pessoas com o mesmo prenome (No ginásio há duas Marias e quatro Antónios) ou aspectos diferentes de uma mesma pessoa/personalidade (Não sei qual dos Joões prefiro: o João aventureiro que começou a empresa do zero, e que vestia calças de ganga, ou o João empresário de sucesso, que só veste roupa de marca).
Os nomes próprios usados como sobrenome podem igualmente ser flexionados no plural. Neste caso, convergem duas práticas: a mais antiga, atestada no romance Os Maias de Eça de Queirós, pluraliza artigo e nome próprio (A casa dos Silvas foi vendida) e a mais actual pluraliza apenas o artigo (Convidei os Silva para jantar).




Qual a pronúncia correta da palavra epifania?
Quanto à acentuação, a palavra epifania termina no hiato (isto é, duas vogais contíguas que não fazem ditongo) ia e não tem nenhum acento gráfico antes, por isso tem o acento de intensidade na penúltima sílaba (epifania).

Se a dúvida que nos coloca diz respeito à qualidade da vogal e, esta aparece no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências/Verbo (Lisboa, 2001) e no Grande Dicionário Língua Portuguesa da Porto Editora (Porto, 2004) transcrita com o som ê ([e] na transcrição fonética). No dicionário da Porto Editora surge ainda a transcrição da letra e com o som [i].
Os dicionários mencionados são dos poucos que contêm a transcrição fonética das suas entradas e podem ajudar a resolver algumas destas dúvidas, tendo sempre em conta que se trata de dicionários da norma europeia do português.