PT
BR
Pesquisar
Definições



contenção

A forma contençãoé[nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
contenção1contenção1
( con·ten·ção

con·ten·ção

)


nome feminino

1. Acto de contender.

2. Contenda, luta, disputa.

3. Altercação, debate.

4. [Cirurgia] [Cirurgia] Estado de um membro fracturado que se mantém coaptado ou reduzido.

etimologiaOrigem etimológica:latim contentio, -onis, acção de estender com esforço, eloquência, luta.
Confrontar: contensão.
contenção2contenção2
( con·ten·ção

con·ten·ção

)


nome feminino

1. Acto ou efeito de conter ou de se conter (ex.: contenção de despesas). = REFREAMENTO

2. Acção de manter algo perigoso ou desagradável sob controlo ou dentro de uma área específica ou restrita (ex.: contenção de uma epidemia; contenção do incêndio).

3. [Medicina] [Medicina] Conjunto de meios para manter na posição ossos fracturados ou estruturas anatómicas deslocadas (ex.: contenção de hérnia; órtese para contenção de fractura do úmero).

etimologiaOrigem etimológica:conter + -ção.
Confrontar: contensão.

Auxiliares de tradução

Traduzir "contenção" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta: perda de tempo ou perca de tempo?
As formas perda e perca são sinónimas, e encontram-se registadas como tal, por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves (Coimbra Editora, 1966) e em dicionários como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências/Verbo, 2001) ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002).

No entanto, a forma preferencial é perda, uma vez que a variante perca tem origem mais popular, devendo ser utilizada apenas em contextos mais informais.




Porque diagnostica não tem acento?
As palavras diagnostica e diagnóstica são designadas por homógrafos imperfeitos, isto é, palavras cuja grafia se diferencia apenas pela acentuação gráfica, mas que têm pronúncia e significado diferente.
Sem acento gráfico, a palavra diagnostica corresponde a uma forma do verbo diagnosticar (ex.: ele diagnostica a doença de forma clara); como tal, segue a regra geral de acentuação das formas verbais na terceira pessoa do presente do indicativo (à semelhança outras formas verbais com amplifica, fica ou multiplica). Trata-se de uma palavra grave, sem qualquer contexto que justifique a sua acentuação gráfica.
Com acento gráfico, a palavra diagnóstica é esdrúxula e corresponde à forma feminina do adjectivo diagnóstico (ex.: avaliação diagnóstica, observação diagnóstica).