PT
BR
Pesquisar
Definições



consociava

A forma consociavapode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de consociarconsociar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de consociarconsociar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
consociarconsociar
( con·so·ci·ar

con·so·ci·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Tornar ou tornar-se sócio. = ASSOCIAR

2. Tornar ou ficar unido com outro ou com outrem. = ALIAR, CONCILIAR, HARMONIZAR, RECONCILIAR, UNIRDESARMONIZAR, INCOMPATIBILIZAR

sinonimo ou antonimoAntónimoAntônimo geral: DISSOCIAR

etimologiaOrigem etimológica:latim consocio, -are.
Confrontar: consorciar.

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Quando nos referimos ao Município de Pombal ou à vila qual a forma correcta de dizer? "Estou no Pombal" ou "Estou em Pombal". Ambas as formas podem estar correctas?
De acordo com pesquisas em corpora e em motores de pesquisa na Internet, o topónimo Pombal é mais utilizado sem o artigo masculino (ex.: mora em Pombal; é originário de Pombal), apesar de haver algumas ocorrências com o artigo (ex.: vive no Pombal; regressou ontem do Pombal).



Qual o plural para a expressão alerta ou em alerta? As orações Eles permanecem alertas e Eles permanecem em alerta estão corretas?
Nenhuma das expressões referidas pode ser considerada incorrecta.

A palavra alerta pode ser usada como advérbio, como adjectivo, como substantivo ou como interjeição.

Como advérbio mantém-se sempre invariável (ex.: ela permanece alerta; eles permanecem alerta).

Como adjectivo é uniforme, flexiona em número e concorda com o nome que qualifica (ex.: as pessoas permanecem alertas; a presa alerta conseguiu escapar do leão).

Como interjeição, pode ser usada, de forma invariável, para avisar ou solicitar atenção ou cuidado (ex.: alerta, camaradas!).

A palavra alerta pode ainda ser usada como substantivo masculino, admitindo apenas flexão em número (ex.: o guarda deu o alerta quando um dos prisioneiros se pôs em fuga; não prestaram atenção aos alertas dados pelo guarda).

A locução adverbial em alerta está correcta (neste caso, alerta assume a classificação de substantivo) e também se mantém invariável em qualquer dos contextos usados (ex.: ele permanece em alerta; eles permanecem em alerta).