PT
BR
Pesquisar
Definições



congestão

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
congestãocongestão
( con·ges·tão

con·ges·tão

)


nome feminino

1. [Medicina] [Medicina] Afluência anormal de sangue aos vasos de um órgão.

2. [Medicina] [Medicina] Afluência anormal de um fluido a um órgão (ex.: congestão nasal).

3. Acumulação excessiva (ex.: congestão do tráfego).


congestão pulmonar

[Medicina] [Medicina]  Ingurgitamento sanguíneo do pulmão que resulta do frio, de uma infecção ou do mau funcionamento do coração.

etimologiaOrigem etimológica:latim congestio, -onis.

Auxiliares de tradução

Traduzir "congestão" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



As palavras segmentos e seguimentos têm o mesmo significado? Ambas podem ser empregadas na seguinte frase: ... em cooperação com outros seguimentos [ou segmentos?], tais como órgãos públicos, universidades?
As palavras segmentos e seguimentos (que se pronunciam de modo semelhante no português do Brasil, mas não no de Portugal) não são sinónimas, ou seja, não têm o mesmo significado, como pode verificar seguindo as respectivas hiperligações para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Como tal, na frase que refere, a palavra que deve ser usada é segmentos, designando “sectores” (...em cooperação com outros segmentos, tais como órgãos públicos, universidades).



Poderiam esclarecer o feminino de chimpanzé? Seria a chimpanzé ou o chimpanzé fêmea?
A palavra chimpanzé é um epiceno, isto é, um substantivo que tem apenas um género (masculino ou feminino) para designar um animal, seja ele macho ou fêmea. Sempre que é necessário referir o sexo dos animais, usa-se as palavras macho ou fêmea pospostas ao nome do animal. Por este motivo, o feminino de chimpanzé deverá ser o chimpanzé fêmea. Se se tratasse de girafa, o masculino seria a girafa macho.

Além de chimpanzé, são também exemplos de epiceno palavras como falcão, girafa, melga ou tigre.