Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

confucianismo

confucianismoconfucianismo | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

con·fu·ci·a·nis·mo con·fu·ci·a·nis·mo


(confuciano + -ismo)
nome masculino

O mesmo que confucionismo.

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

legalismo e confucianismo : O recurso à violência pelo governante permaneceu sua prerrogativa relativamente ao seu povo...

Em teste

-1200) introduziu preocupações metafísicas no confucianismo , chamado, desde então, neoconfucianismo e que se tornou a doutrina ortodoxa..

Em maisconhecimento.blogs.sapo.pt

...disso, no Japão coevo, vingava o regime de uma ordem social rígida, inspirada pelo confucianismo , com regras protocolares rigorosas, tudo, ainda por cima, apoiado pelo desejo de paz...

Em teste

confucianismo e budismo, e ainda o esquema da organização política e administrativa de um império,...

Em teste

, neoweberianos explicaram como na verdade o confucianismo é uma forma ainda superior de virtude capitalista do que o protestantismo..

Em samba do avi
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Existe abreviatura para a palavra superintendente?
Os dicionários de língua portuguesa por nós consultados não registam nenhuma abreviatura consagrada para a palavra superintendente. Pesquisas em corpora e em motores de busca da Internet revelam que a forma abreviada Superint. é usada com alguma frequência. Reafirmamos, no entanto, que não existe nenhuma forma consagrada (ao contrário do que sucede, por exemplo, com Sr. = senhor).



Tenho dúvidas na construção desta frase: "caso tenha dúvidas, não hesite em perguntar" ou "caso tenha dúvidas, não hesite perguntar". Não sei qual a mais correcta.
As duas frases apresentadas encontram-se correctas, pois o verbo hesitar, quando selecciona uma frase infinitiva, pode ser transitivo directo, isto é, selecciona um complemento que não é regido por preposição (ex.: não hesite perguntar) ou transitivo indirecto, isto é, selecciona um complemento regido por preposição (ex.: não hesite em perguntar). Pesquisas em corpora e motores de busca mostram no entanto que a construção como transitivo indirecto (hesitar em) é mais usual.
pub

Palavra do dia

su·pu·tar su·pu·tar


(latim supputo, -are)
verbo transitivo

Determinar pelo cálculo. = CALCULAR, COMPUTAR

Confrontar: suportar.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/confucianismo [consultado em 19-08-2022]