PT
BR
Pesquisar
Definições



conceber

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
conceberconceber
|ê| |ê|
( con·ce·ber

con·ce·ber

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Desenvolver em si o germe.

2. [Figurado] [Figurado] Firmar (após estudo ou meditação).

3. Começar a ter.

4. Formar uma ideia exacta de alguma coisa.

5. Compreender, perceber.


verbo intransitivo

6. Ficar grávida.

etimologiaOrigem etimológica:latim concipio, -ere, tomar juntamente, reunir, conter, absorver, receber, recolher, conceber, perceber.

Auxiliares de tradução

Traduzir "conceber" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber a principal diferença entre o uso das palavras íntegro e integro e se não existe esta última palavra enquanto adjectivo.
As formas íntegro e integro são duas palavras homógrafas que se distinguem graficamente apenas pela acentuação mas que se pronunciam de maneira diferente.

A forma íntegro corresponde ao masculino singular do adjectivo (ex.: político íntegro) e a forma integro corresponde à primeira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo integrar (ex.: eu integro a comitiva).




Gostaria que me esclarecessem sobre a concordância sujeito-verbo (foi/foram?) na seguinte frase: A minha irmã é uma das que foi/ foram à manifestação.
A frase correcta deverá ser A minha irmã é uma das que foram à manifestação.

A frase em questão é constituída pelo sujeito (A minha irmã), pelo verbo (ser, na forma é) e pelo predicativo do sujeito (uma das que foi/foram à manifestação), dentro do qual há uma frase relativa (que foi/foram à manifestação).

Atentando na frase relativa que foi/foram à manifestação, podemos verificar que o antecedente do pronome relativo que é o pronome as (presente na contracção das) e é com este pronome que o verbo ser deve concordar, visto que o pronome que, sujeito da frase relativa, herda os traços do constituinte sintáctico a que se refere (Ela foi uma das raparigas. As raparigas foram à manifestação. > Ela foi uma das raparigas que [=as raparigas] foram à manifestação.).

Esta reflexão pode aplicar-se a qualquer construção com um dos que/uma das que (ex.: agradeceu a cada uma das pessoas que estiveram presentes; apontado com um dos que mais se destacaram nesta campanha eleitoral).