PT
BR
Pesquisar
Definições



composição

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
composiçãocomposição
( com·po·si·ção

com·po·si·ção

)


nome feminino

1. Todo proveniente da reunião de partes.

2. Conjunto dos elementos ou substâncias que formam um composto ou um todo (ex.: composição de um medicamento).

3. Modo de reunir partes para formar um todo. = COMBINAÇÃO, DISPOSIÇÃO, ORGANIZAÇÃO

4. Acto ou efeito de compor ou de se compor.

5. Produção intelectual, literária, artística ou científica.

6. Exercício escolar em que se deve escrever sobre um assunto proposto. = REDACÇÃO

7. [Direito] [Direito] Acordo entre pessoas ou entidades desavindas. = CONCILIAÇÃO

8. [Termo ferroviário] [Termo ferroviário] Conjunto dos vagões ou carros que formam um comboio.

9. [Física, Química] [Física, Química] Agrupamento de moléculas ou de substâncias. = COMPOSTO, PREPARADO

10. [Física, Química] [Física, Química] Modo por que elas se agrupam.

11. [Linguística] [Lingüística] [Linguística] Processo de formação de palavras em que ocorre a junção de elementos autónomos, normalmente palavras, mas também radicais gregos e latinos.

12. [Mecânica] [Mecânica] Resultado das forças e movimentos.

13. [Música] [Música] Arte ou técnica de escrever música (ex.: estudou composição no conservatório).

14. [Música] [Música] Trecho ou peça musical.

15. [Artes gráficas] [Artes gráficas] Montagem ou arranjo de material tipográfico para impressão.

16. [Tipografia] [Tipografia] Trabalho feito pelo tipógrafo.

17. [Tipografia] [Tipografia] Original composto.

etimologiaOrigem etimológica: latim compositio, -onis.
composiçãocomposição

Auxiliares de tradução

Traduzir "composição" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Apesar de ter lido as várias respostas sobre o assunto, ainda me restam duas dúvidas quanto ao hífen: carbo-hidrato ou carboidrato? Uma vez que contra-ataque tem hífen, o correto é escrever contra-indicação em vez de contraindicação?
A aposição prefixal de elementos de composição de palavras começadas por h suscita geralmente dúvidas, devido ao facto de as regras para a manutenção ou elisão do h não serem coerentes nem inequívocas.

Se com alguns elementos de formação o h se mantém (sempre antecedido de hífen, como em anti-higiénico, co-herdeiro ou sobre-humano), com outros, como é o caso de carbo-, a remoção do h é permitida. Sendo assim, e seguindo os critérios da tradição lexicográfica, deverá grafar-se carboidrato e não carbo-hidrato.

Segundo o Acordo Ortográfico de 1945, o elemento de composição contra- apenas se hifeniza quando precede elemento começado por vogal, h, r ou s (ex.: contra-argumento, contra-indicação, contra-harmónico, contra-reforma, contra-senha).

Com a aplicação do novo Acordo Ortográfico de 1990 (ver base II e base XVI), o elemento de composição contra- apenas se hifeniza quando precede elemento começado por h ou por a, a mesma vogal em que termina (ex.: contra-harmónico, contra-argumento), aglutinando-se nos restantes casos, havendo duplicação da consoante quando o elemento seguinte começa por r ou s (ex.: contraindicação, contrarreforma, contrassenha).




Gostaria de saber se é correcto dizer a gente em vez de nós.
A expressão a gente é uma locução pronominal equivalente, do ponto de vista semântico, ao pronome pessoal nós. Não é uma expressão incorrecta, apenas corresponde a um registo de língua mais informal. Por outro lado, apesar de ser equivalente a nós quanto ao sentido, implica uma diferença gramatical, pois a locução a gente corresponde gramaticalmente ao pronome pessoal ela, logo à terceira pessoa do singular (ex.: a gente trabalha muito; a gente ficou convencida) e não à primeira pessoa do plural, como o pronome nós (ex.: nós trabalhamos muito; nós ficámos convencidos).

Esta equivalência semântica, mas não gramatical, em relação ao pronome nós origina frequentemente produções dos falantes em que há erro de concordância (ex.: *a gente trabalhamos muito; *a gente ficámos convencidos; o asterisco indica agramaticalidade) e são claramente incorrectas.

A par da locução a gente, existem outras, também pertencentes a um registo de língua informal, como a malta ou o pessoal, cuja utilização é análoga, apesar de terem menor curso.