Significado de combaliram-vo-la

    A forma combaliram-vo-lapode ser [terceira pessoa plural do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de combalircombalir] ou [terceira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de combalircombalir].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    combalircombalir
    ( com·ba·lir

    com·ba·lir

    )
    Conjugação:defectiva.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Abalar.

    2. Tornar fraco, abater.

    3. Deteriorar.

    4. Tornar podre (fruto).

    etimologiaOrigem:latim convello, -ere, arrancar, arrebatar, puxar com força, abalar, enfraquecer, destruir, derrubar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    combalido | adj.

    Adoentado; enfraquecido; abatido....


    malsão | adj.

    Nocivo à saúde....


    sorvado | adj.

    Que está mole ou apodrecido (ex.: pomo sorvado)....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "combaliram-vo-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Eu posso usar a palavra amiguíssima? Recebi um texto de um autor desconhecido que contém esta palavra: "Mulheres, personalidades honradíssimas Temos nós, orgulho em tê-las. Mãe, amada, irmã... amiguíssimas Impossível não percebê-las. Desde as meigas, às extremistas, Não há quem possa vencê-las." Coloquialmente é errado falar/escrever esta palavra?


      Utilizamos a palavra exemplar quando nos referirmos a uma cópia dum livro. É certo falar num exemplar dum vídeo também, ou será que um vídeo tem cópias em vez de exemplares?