Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

coautor

co-autorcoautorco-autorcoautor | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

co·-au·tor |ô|co·au·tor |ô|co·-au·tor |ô|co·au·tor |ô|


nome masculino

1. Aquele que com outrem produz qualquer coisa, especialmente obra literária ou artística.

2. [Jurídico, Jurisprudência]   [Jurídico, Jurisprudência]  Aquele que com outrem demanda alguém em juízo.


• Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: coautor.
• Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: co-autor.


• Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: coautor.
• Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: co-autor

pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

era um crime. "Você tem uma cultura policial orientada para ver algo de errado com os homossexuais", diz Gary Kingsman, professor emérito da Universidade Laurentian e co-autor do livro The Canadian War on Queers: National Security as Sexual Regulation . “Então há essa associação por parte da polícia

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

. Quando a banda foi formada em 1960 , Starr era membro de outra banda de Liverpool, Rory Storm and the Hurricanes . Além de atuar como baterista, Starr foi intérprete de canções de sucesso dos Beatles (em particular, " With a Little Help from My Friends " e " Yellow Submarine "), como co-autor em " What

Em Geopedrados

...Como Alix foi criado por Jacques Martin, é justo que este tenha sido considerado coautor pelos novos artistas: o livro é uma justa homenagem a Martin..

Em De Rerum Natura

...em ambientes de água doce - para suportar tamanho período de latência, segundo o coautor da investigação, Stas Malavin..

Em Tupiniquim

coautor do trabalho..

Em www.ultraperiferias.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Existe algum substantivo que designe o ato de lecionar ou ministrar?
O acto de leccionar ou ministrar pode ser designado pelos substantivos deverbais regulares formados pela aposição do sufixo -ção aos respectivos verbos, isto é, leccionação e ministração. Adicionalmente, e consoante os contextos, poderão ser utilizadas outras palavras como magistério ou ensino (ou outros vocábulos da mesma família, como ensinação, ensinamento ou ensinança).



A minha dúvida reside no plural de corrimão. Andei a investigar e encontrei tanto corrimãos como corrimões como formas correctas. Queria saber se realmente é assim, e se alguma delas é mais correcta e a outra foi mais vulgarizada pelo povo.
Derivando de correr + mão, a palavra corrimão deveria apenas formar o plural em -ãos, mas acabou também por fazer o plural regular em -ões. Como observam Celso Cunha e Lindley Cintra, na Nova Gramática do Português Contemporâneo (Lisboa, Edições João Sá da Costa, 14.ª ed., 1998, p. 183), “corrimão, como composto de mão, devia apresentar apenas o plural corrimãos; a par desse, existe também corrimões, por esquecimento da formação original da palavra.”
pub

Palavra do dia

mo·to·ci·clís·ti·co mo·to·ci·clís·ti·co


(motociclista + -ico)
adjectivo
adjetivo

Relativo a motociclista ou a motociclismo (ex.: capacete motociclístico; época motociclística; passeio motociclístico; pilotagem motociclística).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/coautor [consultado em 27-07-2021]