PT
BR
Pesquisar
Definições



cilícia

Será que queria dizer cilicia?

A forma cilíciaé [feminino singular de cilíciocilício].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cilíciocilício
( ci·lí·ci·o

ci·lí·ci·o

)


nome masculino

1. [Religião] [Religião] Antiga veste ou cinto de tecido áspero usado sobre a pele como penitência.

2. [Religião] [Religião] Cinto, corrente ou cordão com pontas ou farpas que os penitentes usam sobre a pele como forma de mortificação.

3. [Figurado] [Figurado] Tormento ou mortificação voluntários.

etimologiaOrigem etimológica:latim cilicium, -ii, tecido de pêlo de cabra.
Confrontar: silício.

Auxiliares de tradução

Traduzir "cilícia" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Poderiam esclarecer o feminino de chimpanzé? Seria a chimpanzé ou o chimpanzé fêmea?
A palavra chimpanzé é um epiceno, isto é, um substantivo que tem apenas um género (masculino ou feminino) para designar um animal, seja ele macho ou fêmea. Sempre que é necessário referir o sexo dos animais, usa-se as palavras macho ou fêmea pospostas ao nome do animal. Por este motivo, o feminino de chimpanzé deverá ser o chimpanzé fêmea. Se se tratasse de girafa, o masculino seria a girafa macho.

Além de chimpanzé, são também exemplos de epiceno palavras como falcão, girafa, melga ou tigre.




Utilizo com frequência o corrector linguístico, constituindo este uma importante ferramenta de trabalho. Constatei que, ao contrário do que considerava, a palavra pátio tem esta ortografia, e não páteo. Gostaria que me informassem se existiu algum acordo ortográfico recente ou se, pelo contrário, a ortografia actual sempre foi a correcta.
Já no texto da base IX do Acordo Ortográfico de 1945 (e na base V do Acordo Ortográfico de 1990), é referida a forma pátio, pelo que esta é a única forma considerada correcta.

É no entanto algo frequente a utilização da forma páteo, nomeadamente em estabelecimentos comerciais; esta forma pode ser considerada uma grafia mais antiga, de uma altura em que as convenções ortográficas ainda não tinham estabilizado a grafia do português.