Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

chiem

3ª pess. pl. pres. conj. de chiarchiar
3ª pess. pl. imp. de chiarchiar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

chi·ar chi·ar

- ConjugarConjugar

verbo intransitivo

1. Produzir som agudo e continuado.

2. Dar chios.

3. Ranger.

4. [Informal]   [Informal]  Queixar-se.

5. Falar.

6. Replicar.

7. Arder de cólera, abespinhar-se.

nome masculino

8. O chiar do carro.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "chiem" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Por isto, não importa o que façam, digam, estrebuchem, chiem ..

Em Vis

Các mặt hàng được sản xuất trong nước ngày càng chiêm được lòng tin của người tiêu dùng..

Em giayvnxk.blogs.sapo.cv

Espanhóis venceram o concurso. Governo vai poupar pelo menos 25 milhões de euros por ano O reino de terror imposto pelos sindicatos comunistas está a acabar....

Em OXICLISTA

...de vizinhos mais chatos, que tem uma paixão assolapada por cordas da roupa que chiem ..

Em soentrenos.blogs.sapo.pt

A propósito, antes que chiem os idiotas: isso que escrevo é a: ( ) verdade;;

Em Resistência Democrática
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




No programa de hoje da R.T.P. " Bom Dia Portugal" na rubrica "Em bom português", questiona-se se deve dizer: duzentas gramas ou duzentos gramas? Afirma-se que a resposta correcta é: "duzentos gramas" porque grama é um submúltiplo do quilograma. Ora, eu tenho apenas a quarta classe do ensino primário de 1951, mas nesse tempo aprendi que grama, metro, caloria, etc. são unidades e quilograma, quilómetro, quilocaloria, etc, são múltiplos com mil unidades. Como gosto de falar o melhor Português, (dentro das minhas limitações literárias) gostaria de obter uma explicação, mais convincente ou de saber se, pela mesma razão, deve dizer-se "duzentos calorias"?
De facto, o argumento referido é pouco claro. O motivo por que a resposta é "duzentos gramas" é porque grama, enquanto unidade de medida, é um substantivo masculino, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. É por essa razão que quilograma, formado pela junção do prefixo quilo- ao substantivo grama, é masculino, e não o contrário.
pub

Palavra do dia

vi·ti·li·go vi·ti·li·go


(latim vitiligo, -inis, erupção cutânea, mancha branca na pele)
nome masculino

[Medicina]   [Medicina]  Doença cutânea caracterizada pelo desaparecimento da pigmentação da pele. = VITILIGEM

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/chiem [consultado em 25-06-2022]