PT
BR
Pesquisar
Definições



chapim-rabilongo-de-bigodes

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
chapim-rabilongo-de-bigodeschapim-rabilongo-de-bigodes
( cha·pim·-ra·bi·lon·go·-de·-bi·go·des

cha·pim·-ra·bi·lon·go·-de·-bi·go·des

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Aegithalos bonvaloti) da família dos egitalídeos. = CHAPIM-DE-SOBRANCELHA-PRETA

etimologiaOrigem etimológica:chapim + rabilongo + de + bigode.

chapim-rabilongo-de-bigodeschapim-rabilongo-de-bigodes

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



A palavra caravançarai é utilizadíssima por José Saramago, em seu livro O Evangelho segundo Jesus Cristo. É possível entender do que se trata, mas eu gostaria de ter uma explicação mais exata, com informação, inclusive da origem da palavra e não a encontrei em seu dicionário on-line. Poderiam os senhores me encaminhar o verbete?
A palavra caravançarai é forma variante de caravançará, termo de origem persa que significa “estalagem onde se hospedam gratuitamente as caravanas que atravessam regiões desertas”.



Como se diz: existe diferenças significativas ou existem diferenças significativas entre duas populações?
O verbo existir é intransitivo e deve concordar com o sujeito, que, na frase em apreço, corresponde a um plural (diferenças significativas). Por este motivo, a frase correcta será existem diferenças significativas.

Esta hesitação em efectuar a concordância do verbo existir com o seu sujeito deriva provavelmente do facto de este verbo ser sinónimo, em algumas acepções, do verbo haver, que, neste sentido, é impessoal, isto é, não tem sujeito e deve sempre ser conjugado na terceira pessoa do singular (ex.: há diferenças significativas).