PT
BR
Pesquisar
Definições



carvão

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
carvãocarvão
( car·vão

car·vão

)


nome masculino

1. Produto que resulta da combustão da madeira ao abrigo do ar. (Ver hulha.)

2. Lenha mal queimada e apagada para combustível.

3. Desenho feito a carvão.

4. [Figurado] [Figurado] O que está muito queimado pela acção do fogo.


carvão animal

Calcinação de substâncias animais.

carvão activado

Carvão preparado para ter grande poder de absorção, com muitos usos industriais, nomeadamente relacionados com filtragem ou purificação de gases e líquidos.

carvão de estilha

Carvão de carvalho ou de pernadas de outras árvores.

carvão de pedra

Substância dura, betuminosa e combustível, resultado da fossilização de diversos vegetais.

carvão mineral

O mesmo que carvão de pedra.

carvão negro

O mesmo que carvão animal.

carvão vegetal

Aquele que se faz da lenha.

etimologiaOrigem etimológica:latim carbo, -onis.

Auxiliares de tradução

Traduzir "carvão" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como devo falar ou escrever: "o Departamento a que pertence o funcionário" ou "o Departamento ao qual pertence o funcionário".
Nenhuma das expressões que refere está incorrecta, uma vez que, em orações subordinadas adjectivas relativas, o pronome relativo que pode, de uma maneira geral, ser substituído pelo seu equivalente o qual, que deverá flexionar em concordância com o género e número do antecedente (ex.: os departamentos aos quais pertence o funcionário). No caso em questão, o pronome relativo tem uma função de objecto indirecto do verbo pertencer, que selecciona complementos iniciados pela preposição a, daí que os pronomes que e o qual estejam antecedidos nestas expressões por essa preposição (a que e ao qual).

É de notar que a utilização da locução pronominal o qual e das suas flexões não deve ser feita quando se trata de uma oração relativa adjectiva restritiva que não é iniciada por preposição, isto é, quando a oração desempenha a função de um adjectivo que restringe o significado do antecedente (ex.: o departamento [que está em análise = analisado] vai ser reestruturado; *o departamento o qual está em análise vai ser reestruturado [o asterisco indica agramaticalidade]).




Em "Ninguém te vai agradecer", qual a função sintáctica de te? Será complemento indirecto?
O pronome pessoal te pode desempenhar função de complemento directo (ex.: vi-te ontem) ou de complemento indirecto (ex.: dei-te um beijo). No caso em apreço, o pronome te desempenha a função de complemento indirecto, uma vez que corresponde à pronominalização de uma construção do verbo agradecer como transitivo indirecto, com a preposição a (agradecer-te = agradecer a ti), podendo ocorrer com um complemento directo (ex.: ninguém te vai agradecer o favor = ninguém to vai agradecer).
Para determinar a função sintáctica deste pronome, é útil substituir a segunda pessoa gramatical (tu > te) pela terceira (ele > o/lhe), pois neste caso o complemento directo e o complemento indirecto têm formas diferentes, o para o complemento directo, lhe para o complemento indirecto (ex.: ninguém vai agradecer o favor ao rapaz > ninguém lhe vai agradecer o favor / *ninguém o vai agradecer o favor; o asterisco indica agramaticalidade).

Para dúvidas deste teor, poderá consultar uma obra como o Dicionário Gramatical de Verbos Portugueses, dirigido por João Malaca CASTELEIRO (Lisboa: Texto Editores, 2007), que contém a explicitação das funções sintácticas de cada verbo.