PT
BR
Pesquisar
Definições



canivetões

A forma canivetõesé [derivação masculino plural de canivetecanivete].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
canivetecanivete
|ét| |ét|
( ca·ni·ve·te

ca·ni·ve·te

)


nome feminino

1. Navalha pequena com lâmina dobrável ou retráctil.

2. [Informal] [Informal] Lanceta ou bisturi.

3. [Informal] [Informal] Perna muito fina. (Mais usado no plural.)

4. [Ornitologia] [Ornitologia] Espécie de papagaio das Antilhas.

5. [Zoologia] [Zoologia] Molusco acéfalo bivalve, com concha rectangular estreita e longa. = LINGUEIRÃO

6. [Brasil] [Brasil] [Ictiologia] [Ictiologia] Peixe teleósteo (Apareiodon affinis), de dorso acinzentado e ventre prateado, com uma faixa negra a meio do corpo, encontrado na bacia do rio da Prata. = CHARUTO, TANCHIM, TANCHINA

7. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Cavalo magro ou fraco. = CAVALICOQUE, PILECA

canivetõescanivetões


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se é correcto dizer a gente em vez de nós.
A expressão a gente é uma locução pronominal equivalente, do ponto de vista semântico, ao pronome pessoal nós. Não é uma expressão incorrecta, apenas corresponde a um registo de língua mais informal. Por outro lado, apesar de ser equivalente a nós quanto ao sentido, implica uma diferença gramatical, pois a locução a gente corresponde gramaticalmente ao pronome pessoal ela, logo à terceira pessoa do singular (ex.: a gente trabalha muito; a gente ficou convencida) e não à primeira pessoa do plural, como o pronome nós (ex.: nós trabalhamos muito; nós ficámos convencidos).

Esta equivalência semântica, mas não gramatical, em relação ao pronome nós origina frequentemente produções dos falantes em que há erro de concordância (ex.: *a gente trabalhamos muito; *a gente ficámos convencidos; o asterisco indica agramaticalidade) e são claramente incorrectas.

A par da locução a gente, existem outras, também pertencentes a um registo de língua informal, como a malta ou o pessoal, cuja utilização é análoga, apesar de terem menor curso.




Gostaria de saber qual o plural de gel.
A palavra gel tem plural abundante, isto é, admite os plurais géis e geles. Este fenómeno é comum, entre outras, a algumas palavras terminadas em -l como aval (avais, avales), cal (cais, cales), mel (méis, meles) ou til (tis, tiles).