Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

c��rio

Palavra não encontrada. Sugerir a inclusão no dicionário da palavra pesquisada.
pub

Dúvidas linguísticas


Existe na gramática portuguesa de Portugal o termo d'água? Meu corretor ortográfico indica que sim e na pesquisa do FLiP On-line diz que contém erro. Poderiam me confirmar se existe ou não?
O apóstrofo existe na ortografia do português de Portugal como existe na do português do Brasil, mas apenas em casos limitados (uso literário ou em compostos hifenizados com a preposição de) e para indicar a supressão de uma vogal, normalmente antes de outra vogal (ex.: mãe-d'água, pau-d'água).
Por este motivo, o corrector do FLiP e o Dicionário Priberam não reconhecem a expressão d'água isolada; reconhecê-la-ão apenas integrada numa palavra composta hifenizada como mãe-d'água ou pau-d'água.




Gostaria de tirar uma dúvida relacionada com a frase que segue: em vez de ir ao cinema, deveria ir ao parque. É correto usar em vez de ou esse termo deveria ser substituído por ao invés de? Pergunto isso porque uma amiga formada em Letras com licenciatura em língua portuguesa afirmou que em vez de está errado, no entanto vejo essa expressão em livros e revistas.
Na frase que refere, a expressão em vez de, que significa “em lugar ou substituição de”, foi correctamente utilizada, indicando uma substituição ou alternativa. A locução ao invés de significa “ao contrário de” (ex.: ao invés do amigo, ela gostava de estudar), pois o vocábulo invés tem o sentido “contrário, avesso, lado oposto”. Sendo assim, ao invés de só pode substituir em vez de nos contextos em que se estabelece uma oposição clara entre dois elementos (ex.: em vez de/ao invés de abrandar, o carro acelerou).

Palavra do dia

i·ni·quí·ci·a |qüí|i·ni·qüí·ci·a i·ni·quí·ci·a |qüí|


(iníquo + -ícia)
nome feminino

1. [Antigo]   [Antigo]  Qualidade ou carácter do que é iníquo ou injusto.

2. [Antigo]   [Antigo]  Grande injustiça.

3. [Antigo]   [Antigo]  Acto malvado. = CRIME, PECADO, PERVERSIDADE


SinónimoSinônimo Geral: INIQUIDADE
AntónimoAntônimo Geral: EQUIDADE


• Grafia no Brasil: iniqüícia.

• Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: iniquícia.
• Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: iniqüícia


• Grafia em Portugal: iniquícia.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/c%C3%AF%C2%BF%C2%BD%C3%AF%C2%BF%C2%BDrio [consultado em 09-02-2023]