PT
BR
Pesquisar
Definições



cúpula

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cúpulacúpula
( cú·pu·la

cú·pu·la

)
Imagem

ArquitecturaArquiteturaArquitetura

Parte hemisférica, interna e côncava que cobre um espaço circular ou poligonal.


nome feminino

1. [Arquitectura] [Arquitetura] [Arquitetura] Parte hemisférica, interna e côncava que cobre um espaço circular ou poligonal.Imagem

2. [Arquitectura] [Arquitetura] [Arquitetura] Parte externa e superior da cúpula dos monumentos.Imagem = DOMO, ZIMBÓRIO

3. Céu, abóbada, tecto.

4. [Botânica] [Botânica] Reunião de pequenas brácteas que envolvem, como num corpo, a flor e o fruto de certos vegetais.

5. Pessoa(s) que chefia(m) uma instituição, uma empresa. = ADMINISTRAÇÃO

6. [Brasil] [Brasil] Conjunto de pessoas que representam as autoridades máximas de uma instituição, um organismo, um país, etc. = CIMEIRA

etimologiaOrigem etimológica:italiano cupola.

Auxiliares de tradução

Traduzir "cúpula" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.



Porque diagnostica não tem acento?
As palavras diagnostica e diagnóstica são designadas por homógrafos imperfeitos, isto é, palavras cuja grafia se diferencia apenas pela acentuação gráfica, mas que têm pronúncia e significado diferente.
Sem acento gráfico, a palavra diagnostica corresponde a uma forma do verbo diagnosticar (ex.: ele diagnostica a doença de forma clara); como tal, segue a regra geral de acentuação das formas verbais na terceira pessoa do presente do indicativo (à semelhança outras formas verbais com amplifica, fica ou multiplica). Trata-se de uma palavra grave, sem qualquer contexto que justifique a sua acentuação gráfica.
Com acento gráfico, a palavra diagnóstica é esdrúxula e corresponde à forma feminina do adjectivo diagnóstico (ex.: avaliação diagnóstica, observação diagnóstica).