PT
BR
Pesquisar
Definições



céus

A forma céuspode ser[interjeição] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
céucéu
Imagem

Espaço visível acima do horizonte.


nome masculino

1. Espaço onde estão os astros. = COSMOS, FIRMAMENTO, UNIVERSO

2. Espaço visível acima do horizonte.Imagem = FIRMAMENTO

3. O infinito (no espaço).

4. Atmosfera; clima; ar.

5. [Religião] [Religião] Local da morada de Deus e para onde vão os justos, depois da morte, por oposição ao inferno. (Geralmente com inicial maiúscula.) = PARAÍSO

6. Providência divina. (Geralmente com inicial maiúscula.)

7. Estado de prazer ou de grande felicidade.

8. Parte superior, que serve como tecto, em certas coisas.

céus


interjeição

9. Expressão que indica surpresa, admiração (ex.: céus, quando é que ele se cansa?).


a céu aberto

Em recinto aberto (ex.: esgotos a céu aberto). = AO AR LIVRE

cair do céu

Chegar de improviso, mas a propósito.

de bradar aos céus

Que é injusto, revoltante ou chocante.

entre o céu e a terra

No ar.

mover céu e terra

Fazer todo o possível para conseguir algo.

sétimo céu

O máximo de bem-estar, de prazer ou de felicidade.

tocar o céu

Chegar a um ponto de perfeição ou de excelência.

etimologiaOrigem etimológica:latim caelum, -i, abóbada celeste, céu.

Auxiliares de tradução

Traduzir "céus" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.



A palavra vigilidade, que tem origem na palavra vígil, tem suscitado alguma controvérsia na área em que estou envolvido. É um termo que é utilizado nalguns trabalhos de psicologia e por algumas instituições nacionais ligadas aos medicamentos (ex: INFARMED). No entanto, não encontrei a palavra nos dicionários que consultei, inclusivamente o da Priberam. Alternativamente a palavra utililizada é vigilância. Assim, gostaria de saber a vossa opinião sobre este assunto.
Também não encontrámos a palavra vigilidade registada em nenhum dos dicionários ou vocabulários consultados. No entanto, este neologismo respeita as regras de boa formação da língua portuguesa, pela adjunção do sufixo -idade ao adjectivo vígil, à semelhança de outros pares análogos (ex.: dúctil/ductilidade, eréctil/erectilidade, versátil/versatilidade). O sufixo -idade é muito produtivo na língua para formar substantivos abstractos, exprimindo frequentemente a qualidade do adjectivo de que derivam.

Neste caso, existem já os substantivos vigília e vigilância para designar a qualidade do que é vígil, o que poderá explicar a ausência de registo lexicográfico de vigilidade. Como se trata, em ambos os casos, de palavras polissémicas, o uso do neologismo parece explicar-se pela necessidade de especialização no campo da medicina, psicologia e ciências afins, mesmo se nesses campos os outros dois termos (mas principalmente vigília, que surge muitas vezes como sinónimo de estado vígil) têm ampla divulgação.