Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

blocarem

3ª pess. pl. fut. conj. de blocarblocar
3ª pess. pl. infinitivo flexionado de blocarblocar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

blo·car blo·car

- ConjugarConjugar

(bloco + -ar)
verbo transitivo

1. [Tipografia]   [Tipografia]  Dispor na mesma medida, com alinhamento dos dois lados, aumentando ou diminuindo os espaços entre as palavras. = JUSTIFICAR

2. [Informática]   [Informática]  Juntar num único bloco de armazenamento de dados.

verbo intransitivo

3. [Indústria]   [Indústria]  Fazer blocos de papel.

pub

Anagramas

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber se existe alguma regra de fonética para o plural de palavras tais como: fogo, poço, jogo... É que eu fui ensinado a pronunciar: fógos, póços, jógos... ao invés de fôgos, pôços, jôgos... (os acentos estão só como indicadores de fonética). É que recentemente tenho ouvido alguns jornalistas pronunciar estas palavras com entoação "ô"...? Agradecia que me esclarecessem esta dúvida.
Não existe oficialmente nenhuma regra fonética em português que dê conta da alternância vocálica entre o singular e o plural de palavras como fogo, poço, jogo, contorno, despojo, esforço, imposto, ovo, tijolo, troço.

As gramáticas e os prontuários incluem estas palavras em listas de vocábulos cuja vogal tónica, no singular, é o o fechado /ô/ mas que no plural se transforma em o aberto /ó/. Há, no entanto, muitos casos em que o singular e o plural mantêm o mesmo o fechado, como por exemplo acordo(s) /ô/, gosto(s) /ô/ ou sopro(s) /ô/ (pode encontrar mais exemplos na Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, p. 184). Essas listas são relativamente extensas e difíceis de memorizar, o que pode estar na origem de dúvidas relativas à pronúncia desses termos.

Na sua Moderna Gramática Portuguesa (p. 124), Evanildo Bechara afirma que se tem recorrido à etimologia latina desses termos e ao paralelismo com a língua espanhola para desfazer hesitações de pronúncia, mas que tal não esclarece todas as dúvidas.

No artigo "Histórias de O", Ernesto d'Andrade faz a revisão de vários estudos desta alternância em português e fornece uma análise mais técnica, com base fonológica, deste fenómeno.

O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa contém indicações de pronúncia, tanto no singular, quanto no plural dessas palavras.




Fui informado que na última edição do Dicionário Aurélio foi incluída a palavra autopeças, que pelo corretor ortográfico deve ser escrita auto peças. Autopeças ou auto peças; qual a forma correta? E sendo correta autopeças, porque também não deveria ser incluída a palavra motopeças, que é o estabelecimento comercial que vende peças para motos?
A palavra autopeça (autopeças é o plural) não tem curso em Portugal. O dicionário Aurélio - Século XXI e, mais recentemente, o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa registam-na, pois os seus redactores consideraram-na pertinente; o mesmo parece não ter acontecido com motopeça, que não tem igualmente curso em Portugal e parece ser, no Brasil, o nome de uma empresa, não correspondendo a um nome comum.

O corrector ortográfico sugere a separação das duas palavras por não reconhecer a palavra como uma só, colocando a hipótese de ter faltado um espaço na sua digitação.

pub

Palavra do dia

lo·ri·ga lo·ri·ga


(latim lorica, -ae, cota de malha, couraça, parapeito, barreira, trincheira)
nome feminino

1. [Armamento]   [Armamento]  Saio de malha com lâminas de metal, na armadura.

2. [Armamento]   [Armamento]  Couraça.

3. Acto de ajudar. = AMPARO, AUXÍLIO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/blocarem [consultado em 01-08-2021]