Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

basculante

basculantebasculante | adj. 2 g.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

bas·cu·lan·te bas·cu·lan·te


(francês basculant)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que bascula ou pode bascular.

2. Que gira sobre um eixo horizontal, baixando uma das extremidades para elevar a outra (ex.: portão basculante, tampa basculante).

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Agora neste mês de setembro, a fabricante catarinense apresenta ao mercado o semirreboque basculante 1+2, configuração popularmente conhecida como "Canguru"..

Em www.caminhoes-e-carretas.com

...pública e privada, anunciou um processo seletivo para a contratação de motoristas de caminhão basculante na região de Mariana (MG) ..

Em www.caminhoes-e-carretas.com

Rodotrem basculante tracionado por um Volvo FH 540 estava carregado com calcário - Foto: PRF/Divulgação Combinação...

Em www.caminhoes-e-carretas.com

Quando combinado com Dolly rebaixado, novo rodotrem basculante Olivo pode ser descarregado sem o desacoplamento - Foto: Olivo Implementos/Divulgação Presença de aço...

Em www.caminhoes-e-carretas.com

Rodotrem basculante é adaptado para o transporte de gado - Foto: Reprodução/Redes Sociais Resolução nº 791...

Em www.caminhoes-e-carretas.com
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Haverá alguma forma alternativa de utilizar o verbo reaver, no pretérito perfeito do indicativo, usada correntemente, e que se possa aceitar, não sendo aquela que consta das gramáticas?
As únicas flexões correctas do verbo reaver no pretérito perfeito do indicativo são aquelas preconizadas nas gramáticas e dicionários de língua portuguesa (reouve, reouveste, reouve, reouvemos, reouvestes, reouveram). Poderá consultar a conjugação do verbo reaver no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



Na escrita de uma carta, é comum o uso da expressão "Olá João,", seja qual for o nome. A questão que coloco é: não deveria "Olá" estar separado de "João "por uma vírgula? Do ponto de vista gramatical, João não funciona como um vocativo? Há outras expressões como "Querido João, " que as pessoas usam para justificar a primeira, mas a relação de Querido e Olá para com o substantivo é diferente e justifica a meu ver uma diferença no uso da vírgula. Podiam esclarecer não somente com a frequência do uso das expressões, mas com uma interpretação da função do símbolo "," como identificador de uma transição pré e pós vírgula?
Na expressão "olá, João", o nome João corresponde de facto ao vocativo, pois introduz uma interpelação ou chamamento, e deve estar separado da interjeição olá por uma vírgula.

Na interpelação querido João, não estamos perante uma expressão com a mesma estrutura, uma vez que querido é adjectivo que qualifica o nome próprio do qual não deverá ser separado por vírgula. Este adjectivo fará também parte do vocativo se for usado com uma interjeição como olá (ex.: olá, querido João).

pub

Palavra do dia

xân·ti·co xân·ti·co


(xanto + -ico)
adjectivo
adjetivo

Relativo a ou que tem cor amarela ou amarelada (ex.: litíase xântica; peixes xânticos).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/basculante [consultado em 27-09-2022]