Significado de bacelem-vo-los

    A forma bacelem-vo-lospode ser [terceira pessoa plural do imperativo de bacelarbacelar] ou [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de bacelarbacelar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    bacelarbacelar
    ( ba·ce·lar

    ba·ce·lar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    [Viticultura] [Viticultura] Plantar varas de videira para que se reproduzam; plantar bacelo. = ABACELAR, EMBACELAR

    etimologiaOrigem:bacelo + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    galgueira | n. f.

    Cova aberta para depósito de águas ou para plantar árvores, bacelo, etc....


    botadia | n. f.

    Mergulhia de bacelo enxertado....


    geio | n. m.

    Terreno entre dois muros ou degraus para plantação de bacelo....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "bacelem-vo-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber se também é correcto escrever ouro ou louro. Normalmente utilizo, tanto na escrita como na fala, o ditongo oi, ou seja, loiro ou oiro. Não sei se estou certa, mas penso que o ditongo [ow] corresponde a um sistema linguístico mais antigo, que hoje em dia já não é muito utilizado.


      Trabalho como docente na Academia de Polícia Militar e utilizamos muito a expressão 'Companhia Tático Móvel'. Tenho duas dúvidas:
      1. quanto ao hífen: deve-se obrigatoriamente utilizar o hífen no composto Tático-Móvel, ou também é correta a forma Tático Móvel, sem hífen?
      2. como é a forma plural do composto? Companhias Tático Móveis ou Companhias Tático Móvel?